A Mondelez Brasil é mais uma gigante da indústria do varejo que entra na disputa por um espaço na categoria de panetones, já de olho nas festas de fim de ano em 2023. Os produtos chegam aos pontos de venda do país com a chancela da Lacta e fazem parte do Natal Lacta 2023, ação de lançamento da nova linha de produtos.
Felipe Pedrolli, diretor de marketing de biscoitos da Mondelez Brasil, as expectativas da empresa para esta categoria vão além das vendas, também servindo como período de aprendizado sobre o mercado. “A proposta nesse ano de lançamento foi seguir com um projeto mais focado, lançado oficialmente apenas na região Sul, absorvendo percepções de consumidores diretamente no ponto de vendas, por meio de cada pedacinho dos nossos saborosos produtos. Estamos bem otimistas, o produto teve uma boa recepção de nossos clientes e consumidores da marca”, diz.
Segundo Pedrolli, a entrada no segmento é resultado de pesquisas detalhadas sobre o mercado e tendências de consumo, mostrando o interesse por inovação e busca por indulgência por parte do shopper. “O principal objetivo é estar próximos de consumidores em suas ocasiões de consumo, oferecendo um portfólio completo para todos os momentos do dia, e agora também com a atenção para uma das datas mais mágicas do ano, o Natal”, conta diretor de marketing da Mondelez Brasil.
Desafios, disponibilidade e paredão azul
José Mauro Nunes, professor da FGV EBAPE, destaca diferentes desafios para as marcas que entram neste mercado hoje em dia. “Existem desafios como disponibilidade do produto nas lojas ao longo do ano e com preços mais atrativos, brigar com marcas fortes no segmento. É preciso impulsionar a categoria fora da época natalina, em ocasiões de consumo como sobremesas, lanches, como já acontece em algumas cafeterias Tudo isso dificulta para os novos competidores”, afirma o professor.
Nunes entende que para impulsionar as vendas dos panetones fora do período de festas algumas marcas já desenvolvem novos sabores e características, além de aumentar a disponibilidade nos itens nas gôndolas. “Antigamente, só achávamos panetones nas prateleiras nessa época de final de ano. Hoje, a indústria vem tentando disponibilizar ao longo do ano, mas ainda existe a associação do público a este período”, conta o professor da FGV EBAPE.
De acordo com o diretor de marketing de biscoitos da Mondelez Brasil, o diferencial da Mondelez em relação aos concorrentes para este produto está na formulação da massa e quantidade ideal de recheio, além da embalagem que remete aos presentes de Natal. “A proposta é desenhar o universo de Lacta para consumidores nos supermercados parceiros da região. Valorizando a exposição e destaque não apenas dos lançamentos, mas do portfólio completo para cada ocasião de consumo. Os consumidores vão perceber essa variedade por meio do nosso paredão azul”, revela Felipe Pedrolli.
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