Reportagem SA+
O Grupo Muffato acaba de avançar seus planos de expansão em São Paulo com a inauguração simultânea de dois Max Atacadistas. A unidade localizada em Piracicaba, interior do estado, possui 10.000 m² e é a primeira loja da região, enquanto a unidade de Sorocaba é um pouco maior com 12.000 m² e já é a segunda unidade da rede no município.
O mix de produtos em ambos os estabelecimentos gira em torno de 14.000 itens, distribuídos em diferentes categorias. Para Everton Muffato, diretor do Grupo, a localização das lojas foi pensada para atender suas regiões.
“Aproveitamos a tradição dos dois pontos para acrescentar inovação, oferecendo também alguns serviços como selfcheckout e wi-fi grátis, em um ambiente climatizado com comunicação visual vibrante”, conta Everton.
Foto: Divulgação
Recentemente, o Grupo inaugurou sua 100ª unidade . O marco foi alcançado após a abertura simultânea das unidades em Marilía (interior do estado) e Interlagos, bairro da capital.
Continuando com os planos de expansão, até o fim janeiro do próximo ano, a previsão é que a empresa tenha realizado ao todo 16 inaugurações no estado – tudo isso em menos de seis meses. Mas qual será o próximo passo? Segundo representantes da rede, após o fim desse processo, o Grupo irá se preparar para trazer seu segmento de supermercados para a capital paulista.
Ederson Muffato, também diretor do Grupo, explica que expandir o portfólio é uma forma de gerar mais escala. Segundo informações que circulam no setor, a entrada oficial na categoria de supermercados em São Paulo irá ocorrer em 2025, porém Ederson não comenta sobre o prazo.
Assim, de acordo com Ederson em sua visita à unidade recentemente inaugurada em Interlagos, o Grupo pretende aguardar até que o formato esteja estabilizado, após finalizada as inaugurações planejadas, para avançar com os planos. Contudo, o diretor também relata que já há um mapeamento de lojas potenciais e dois CDs.
Com esse planejamento, os varejistas veem espaço para alcançar o marco de 60 lojas em São Paulo, contando com todas as suas bandeiras. Os avanços no estado paulista também anteciparam os investimentos. Para se ter uma ideia, o que seria desembolsado até a metade de 2026 foi feito esse ano.
Com o acúmulo de todo o investimento destinado a essa expansão orgânica, o Muffato espera que São Paulo futuramente se torne o principal vetor de crescimento da empresa. Após as aberturas planejadas, projeta-se que a região dobre o peso de vendas (de 20% para 45%), enquanto o Paraná, estado onde o Grupo tem sua maior presença, fique com 55% – um percentual que deve ser superado por São Paulo nos próximos anos.
Fonte: Valor Econômico
Comentários