13 de janeiro, 2025

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NRF 2025: o futuro do varejo está logo ali

Superconectado, obcecado pelo consumidor, imersivo. Maior feira do varejo global apresenta, a partir de 12 de janeiro, o que há de mais moderno em termos de tecnologia nas relações de consumo. Entenda o que realmente pode virar realidade.

Ativações imersivas, escaneamento corporal 3D para compras virtuais de roupas, robôs autônomos entregando mercadorias e, claro, muita inteligência artificial (IA) por trás de tudo isso e de milhares de outras atividades. Mas quais, das muitas inovações que surgem no mundo todo diariamente, irão de fato impactar as relações de consumo nos próximos anos?

A tecnologia que promete revolucionar o varejo será um dos principais focos da NRF 2025: Retail’s Big Show, a maior feira global do setor, organizada há mais de 100 anos pela National Retail Federation (a Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos) e que acontece a partir do dia 12 de janeiro, em Nova York (EUA). Ao todo, o evento terá mais de 1 mil empresas expositoras, que devem fazer mais de 300 mil apresentações de seus produtos e soluções.

O Laboratório de Inovação (NRF’s Innovation Lab), que existia desde a edição de 2017, ganhou novos e maiores contornos. Agora é o espaço Innovators Showcase, abrigando mais de 50 empresas com a proposta de mostrar um grande impacto na maneira de vender e de fazer a gestão dos negócios.

“Toda a jornada de compras será destacada, começando com sourcing e cadeia de suprimentos, conscientização sobre o produto, engajamento e fidelidade, entrega, devoluções e terminando com as operações do varejo. Em termos de tecnologia específica, a NRF 2025 apresentará carrinhos inteligentes com tecnologia de IA, armários grab-and-go (para buscar mercadorias), escaneamento corporal 3D, marketing QR sem código e robôs autônomos revolucionando o estoque e o engajamento do cliente”, afirma a vice-presidente sênior de Estratégia de Eventos da NRF, Susan Newman.

Para além desse showroom de ideias, gigantes como a Amazon Web Services (AWS) apresentam seu próprio espetáculo durante o evento, com TechTalks, sessões de discussão de ideias e demonstrações das tecnologias mais modernas. A promessa é exibir um varejo “conectado, com soluções de ponta e obcecado pelo cliente”.

A “cereja desse bolo” é a inteligência artificial, em especial a generativa – aquela capaz de gerar conteúdos a partir de dados. “Não há dúvidas de que a IA generativa está revolucionando quase todos os aspectos da jornada do varejo. Seja automatizando a criação de conteúdo personalizado, aprimorando o suporte ao cliente ou otimizando o gerenciamento de estoque e cadeia de suprimentos, a IA está capacitando varejistas e consumidores com soluções mais inteligentes e rápidas”, explica Newman.

VEIO PARA FICAR

Não será difícil perceber a mudança que já começa a acontecer. Especialistas internacionais pregam confiantes que 2025 será o ano da tomada de decisão inteligente, alimentada por dados e IA. A promessa é que os líderes de negócios poderão se concentrar na aplicação das recomendações inteligentes geradas pela tecnologia a partir de uma organização complexa de dados e insights.

“Se 2023 foi o ano em que a IA generativa explodiu na cena, e 2024 foi o ano da experimentação, então 2025 provavelmente será o ano em que ela amadurecerá ainda mais. Estamos nos aproximando da ‘slope of enlightenment’ da Gartner, mas ainda não chegamos lá”, acredita o responsável por soluções para o varejo da AWS, David Dorf.

slope of enlightenment, que na tradução literal equivale à inclinação para a iluminação, é o momento em que uma tecnologia nova deixa de ser uma promessa de algo distante e passa a gerar resultados práticos, segundo classificação da consultoria internacional Gartner Group. “Se você está cansado de ouvir sobre IA generativa, posso me solidarizar. Mas ninguém pode negar que ela terá um grande impacto em nosso mundo”, decreta Dorf.

A tendência é que a tecnologia continue crescendo. De acordo com a Bloomberg Intelligence, o mercado de IA generativa vai passar de US$ 40 bilhões em 2022 para US$ 1,3 trilhão até 2032. Os investimentos devem se fazer presentes tanto em soluções de back office, auxiliando a operação do dia a dia, quanto na linha de frente do atendimento das empresas.

“A narrativa recuperará parte de sua glória do passado em 2025. À medida que os canais de comunicação explodem, as linhas entre o real e o virtual se confundem, os influenciadores são usados em excesso e as marcas buscam atenção agressivamente, ressaltando a importância de uma narrativa poderosa. Histórias que estão no contexto certo, conectadas com a cultura e autênticas para a marca se tornarão poderosas”, explica Vibhor Kapoor, presidente da plataforma de marketing e publicidade B2C AdRoll.

O uso da IA, tanto generativa quanto preditiva, deve ser democrático. No varejo, vai desde o apoio para a produção de conteúdos em vídeos – essa também uma forte tendência, conforme apontado por Kapoor – até as soluções de gestão de estoque e logística.

“Sem dúvida, IA é o foco principal do varejo hoje e é uma tecnologia que veio para ficar. A IA preditiva olha para o futuro e vai contribuir muito na gestão, trazendo insights que ajudarão o empresário a definir ações e antecipar problemas. Por exemplo, a partir de dados climáticos, poderá sinalizar possíveis impactos em entregas, ou, pela análise das movimentações, levantar questões de gestão de estoque”, explica o professor Juedir Teixeira, presidente do Comitê de Gestão Estratégica do Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e presidente do Conselho do Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

NO BRASIL

Teixeira, que organiza missões brasileiras à NRF há 18 anos seguidos, acredita que as tendências e tecnologias apresentadas na feira trazem princípios que podem ser aplicados por varejistas de qualquer porte, independentemente de investimentos na aquisição de soluções. “A ideia não é comparar o tamanho das lojas, nem a tecnologia embarcada, mas sim entender as propostas por trás daquilo”, diz.

Um exemplo seria a personalização cada vez maior, tendência que vem forte com o uso da tecnologia para oferecer ao consumidor experiências únicas e integradas (leia mais nos destaques abaixo). “Um varejista pequeno do interior de São Paulo, que conhece seus clientes, consegue desenvolver ele mesmo um atendimento altamente personalizado, com ofertas exclusivas, apenas com as informações que tem. Da mesma forma, pode trabalhar para aprimorar a experimentação no ambiente da sua loja”, ensina Teixeira.

PARA FICAR DE OLHO:

3 tendências para prestar atenção em 2025 na visão dos especialistas

Segundo Susan Newman, vice-presidente sênior de Estratégia de Eventos da NRF:

1 – IA generativa: seja automatizando a criação de conteúdo personalizado, aprimorando o suporte ao cliente ou otimizando a gestão de estoque e cadeia de suprimentos, a tecnologia deve impactar fortemente os negócios.

2 – Varejo autônomo: robôs na loja, carrinhos inteligentes e soluções de pegar e levar estão remodelando as experiências de compras físicas, oferecendo operações assertivas e maior conveniência para o consumidor.

3 – Ambientes híbridos e imersivos: de displays interativos a prateleiras inteligentes, as tecnologias integradas estão confundindo as linhas entre o varejo digital e físico, aprimorando o engajamento do cliente e impulsionando a inovação.

Segundo David Dorf, responsável por soluções para o varejo da AWS:

1 – Assistentes de compras virtuais: chatbots e assistentes virtuais vão se desenvolver cada vez mais, a ponto de trocarem ideias com os consumidores como um especialista humano faria.

2 – Hiperpersonalização: a sugestão de produtos baseada nas pesquisas e/ou compras anteriores não é novidade, mas aqui a proposta é cruzar o máximo de dados para uma oferta totalmente pessoal e personalizada.

3 – Prova virtual: o desenvolvimento da tecnologia deve vencer um dos grandes desafios na venda online de roupas – a de ver como ficará de fato no consumidor. Com o cruzamento de imagens e escaneamento corporal, será possível ter uma visão realística de tamanho e resultado, reduzindo trocas e devoluções.

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