14 de julho, 2024

Notícias

Home » O Brasil que temos e o que queremos
Sem categoria

O Brasil que temos e o que queremos

de Marcos Gouvêa de Souza

 

Esse é o título do último painel do Global Retail Show 2020 no sábado, dia 19 de setembro, que reunirá Abilio Diniz e Luciano Huck, dois protagonistas em suas áreas de atuação e fontes de inspiração em muitos aspectos. E ao final do evento vai tratar dos temas que devem estar presentes de forma ainda mais relevante na mente dos que têm o privilégio e a responsabilidade de liderarem negócios no Brasil atual.

O título do painel, devidamente autorizado, é inspirado no livro do cientista político Luiz Felipe d’Avila [10 Mandamentos do País que Somos para o Brasil que Queremos], que trouxe profundas e relevantes análises entre a distância existente na sociedade, na política e na economia entre o que somos e o que poderíamos ser, houvesse uma mudança estrutural no país.

São exatamente sobre essas mudanças mais estruturais que queremos ouvir, discutir e sensibilizar no encerramento de uma semana de conteúdo no Global Retail Show 2020 que apresentará 168 horas de apresentações e debates, pesquisas nacionais e internacionais com consumidores e dirigentes dos setores de consumo e varejo, estudos de casos, benchmarks locais e globais e a inspiração de líderes que inspiram líderes.

Que será acompanhado no exterior e no Brasil por dirigentes, executivos, profissionais, professores e consultores que atuam em todo o ecossistema que envolve o consumo e o varejo e que inclui diferentes categorias, formatos, canais, negócios, marcas e serviços, envolvendo lojas, e-commerce, venda direta, centros comercias planejados ou naturais, foodservice, serviços financeiros, meios de pagamentos reunidos em 19 trilhas de conhecimento, envolvendo 17 países mas, com natural predomínio, dos temas nacionais, especialmente no seu primeiro ano de realização em meio à pandemia.

Nada melhor do que tanta informação inédita, comparada e atualizada, no momento que, gradativamente o país se afasta do período mais crítico de sua história mais recente, precipitado pela conjunção da pandemia com o pandemônio gerado, quando tivemos que nos recolher para sobreviver, isolar para não se contaminar, que possamos refletir oxigenados por tudo que terá sido apresentado.

Teremos visto as mudanças que estavam em curso na geopolítica global e que foram potencializadas pela pandemia, as tendências que foram aceleradas no período, as transformações digitais e seus impactos na economia, no mercado, nas empresas e, principalmente, nos omniconsumidores-cidadãos. Teremos discutido e debatido o que veio para ficar e seus impactos, e o que passou, talvez, para não mais considerar.

Para os quiserem e puderem, ao longo da semana de 13 a 19 de setembro, durante o Global Retail Show 2020, teremos muito conteúdo para repensar negócios, atividades, vocações, opções e, de forma paralela, sobre nossa própria vida, atitudes e comportamentos.

E será nesse fechamento que poderemos, na privilegiada companhia de Abilio Diniz e Luciano Huck, que têm entre si muitos pontos de convergência e, seguramente, alguns de divergência,  proporcionar um momento ao final no evento de reflexão sobre o Brasil que temos e o que queremos e, principal e fundamental, como podemos contribuir de forma decisiva para reduzir ou, quem sabe, eliminar, o fosso que separa essas duas visões.

Para além da política partidária, para além das discussões dos poderes constitucionais e muito além do dia a dia dos negócios, é preciso aproveitar essa privilegiada visão macro, global e local, para repensarmos os caminhos do futuro.

E para nós, ao final dessa jornada no Global Retail Show 2020, será apenas mais uma atuação, como fazemos há 32 anos, buscando compartilhar conhecimento, visão, ação e estimular a integração, nas mais diferentes formas, para transformar positivamente os setores em que atuamos.

E que o produto final de tudo isso sejam convergências, contribuições e atitudes decisivas dos setores empresariais de consumo e varejo para transformarmos a realidade atual no Brasil que queremos.

NOTA: O repensar do Brasil que temos e o que queremos será o tema final que estará na pauta do Global Retail Show, de 13 a 19 de setembro, em 17 países e apresentado por perto de 280 líderes desses setores em todo o mundo. E com duas pesquisas exclusivas, uma sobre o comportamento e atitudes pós-Covid, realização da Mosaiclab com apoio da Toluna, e outra como os empresários brasileiros do setor avaliam a evolução do varejo, essa com apoio do CEV-FGV.

 

 

https://mercadoeconsumo.com.br/2020/09/14/o-brasil-que-temos-e-o-que-queremos/?utm_source=ZohoCampaigns&utm_campaign=Nova+News+MC+%3A%3A+14+de+setembro&utm_medium=email

 

Comentários