Julia Fregonese
Quando o assunto é respeito, os consumidores têm diferentes perspectivas sobre quais são as empresas e segmentos que mais aplicam esse conceito na prática. Além das impressões individuais, outros fatores podem contribuir com essa diferença – desde faixa etária, região do país onde mora, e até faixa de renda.
O estudo que baseia o Prêmio Empresas que mais Respeitam o Consumidor, conduzido pelo CX Brain – unidade de inteligência do Grupo Padrão – em parceria com a Opinion Box, identificou essa realidade. Consumidores com diferentes rendas mensais possuem visões diferentes em relação aos segmentos que mais o respeitam. Entre todos os entrevistados pela pesquisa, o setor de Alimentos foi identificado como o mais respeitoso – mas a níveis diferentes.
Veja a classificação
Entre os consumidores com renda de até R$ 1.320, Alimentos se destaca como o segmento que mais respeita com 16% das menções desses entrevistados. Em segundo lugar, está Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (13%), Higiene Doméstica (7%), Farmácias (7%) e Fast-Food (5%).
Já para clientes com renda entre R$ 1.321 e R$ 2.640, o ranking se mantem o mesmo, apenas com mudanças de intensidade. Alimentos ocupa ainda a primeira posição, com 15% dos votos, seguido por Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (12%), Higiene Doméstica (6%), Farmácias (6%) e Fast-Food (4%).
Para consumidores com renda entre R$ 2.641 e R$ 3.961, Farmácias passa a ocupar a terceira posição entre os segmentos que mais respeitam o cliente por pouco: Alimentos com 15%, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (11%), Farmácias (6%), Higiene Doméstica (6%), e Fast-Food (4%)
Entre aqueles com renda entre R$ 3.961 e R$ 6.660, a quinta posição passa a ser ocupada pelos Programas de Fidelidade, com 4% de menções. Alimentos mantém a liderança com 13%, seguido por Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (11%), Farmácias (5%) e Higiene Doméstica (5%).
Os consumidores com renda mensal entre R$ 6.601 e R$ 13.200 possuem uma visão ainda mais positiva dos Programas de Fidelidade, que passam a ocupar a quarta posição entre os segmentos que mais respeitam o cliente, com 5%. Os demais se apresentam em Alimentos (13%), Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (9%), Farmácias (6%), e por último, Higiene Doméstica (5%).
A categoria de consumidores com renda mensal de R$ 13.201 até R$ 19.800 insere um novo segmento: os Streamings por Assinatura, na quarta posição, com 5% dos votos. Os demais segmentos que mais respeitam o consumidor para esse grupo são: Alimentos (10%), Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (8%), Higiene Doméstica e, em quinto lugar, Farmácias (5%).
Por fim, entre os consumidores com renda acima de R$ 19.800, o segmento de Streaming por Assinatura ocupa a segunda posição como o que mais respeita o consumidor, com 9% das menções. Em primeiro lugar, Alimentos (10%), em terceiro Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (7%), seguido por Programas de Fidelidade (5%) e Farmácias (5%).
Conheça a Metodologia do Prêmio
Os resultados dos rankings por faixa de renda mensal dos consumidores foram obtidos por meio de uma pesquisa quantitativa aplicada pela Opinion Box, considerando a amostra de respondentes no Brasil. Em um painel online, 2.249 pessoas das classes A, B1/B2, C1/C2 – entre homens e mulheres acima de 18 anos e espalhados em todo o território nacional – responderam a um questionário estruturado, com 20 perguntas fechadas com duração de 20 minutos totais, entre julho e setembro (margem de erro geral: 2% pp).
Cada consumidor entrevistado responde perguntas sobre seis segmentos e faz pelo menos 60 avaliações. Na pesquisa, o respondente:
- Indica empresas com as quais teve contato e transacionou nos últimos seis anos;
- Aponta os atributos mais importantes;
- Seleciona as marcas mais respeitosas;
- Avalia as marcas;
- Explica o motivo da nota daquela marca;
A CX Brain, unidade de inteligência ligada à Consumidor Moderno, realiza análises dessa pesquisa e identifica as empresas que mais respeitam o consumidor.
O Prêmio Empresas que mais Respeitam o Consumidor considera 11 critérios em sua avaliação das organizações:
- Presença de produtos de boa qualidade e variedade de produtos;
- Prática de preços considerados justos;
- Resolução de necessidades, solicitações e/ou reclamações;
- Atendimento solícito, ágil e omnicanal;
- Oferece facilidade e simplicidade;
- Transparência na comunicação com a sociedade;
- Inclusão e acessibilidade;
- Apoio a causas sociais e instituições sociais e não polui o meio ambiente;
- Inovação e experiência figital;
- Promessas são cumpridas;
- Entendimento das necessidades do consumidor.
O CX Brain, que conta com mais de 28 anos de experiência de mercado, é uma unidade de serviços de inteligência, produção de insights e criação de métricas de experiência autoral, jornada do cliente e melhores práticas. Além do Prêmio Empresas que mais Respeitam o Consumidor, o CX Brain também é responsável pelos reconhecimentos A Era do Diálogo, Prêmio CONAREC, e Prêmio Consumidor Moderno de Experiência em Serviços ao Cliente 2023.
https://consumidormoderno.com.br/2023/10/30/premio-respeito-renda
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