15 de julho, 2024

Notícias

Home » Varejo » Pandemia gera novos postos de trabalho

Pandemia gera novos postos de trabalho

Foto: prostooleh - br.freepik.com

A pandemia impactou fortemente o Brasil, provocando uma queda expressiva (-4,2%) no emprego formal e um resultado três vezes pior no informal (-12,6%), segundo os dados do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE). Diante desse cenário, o varejo supermercadista foi um dos poucos setores que, além de não demitir, teve de abrir vagas. “Sem dúvidas, a pandemia provocou mudanças e tivemos que nos adaptar rapidamente por sermos um serviço essencial à sociedade. Ao mesmo tempo que precisávamos manter as portas abertas para garantir o abastecimento da população brasileira, precisávamos proteger os(as) nossos(as) colaboradores(as) e clientes. Para isso, implantamos medidas de prevenção à Covid-19 rapidamente. Nas mais de 180 unidades da companhia, instalamos mais de 270 protocolos sanitários, que incluem cuidados antes mesmo da entrada da loja”, afirma Sandra Vicari, diretora de Gestão de Gente e Sustentabilidade no Assaí Atacadista.

A questão é que as novas necessidades também geraram novos postos de trabalho. “No ano passado, criamos o cargo de ‘auxiliar de controle de qualidade’, que tem como objetivo assegurar que todas as medidas estão sendo cumpridas diariamente nas lojas”, diz Sandra. Para essa nova função, foram contratadas 200 pessoas. Vale destacar que a seleção foi feita em apenas duas semanas, no mês de março de 2020, logo no início da pandemia. Apenas no estado de São Paulo, foram admitidas mais de 70 pessoas, número equivalente ao parque de lojas na região. “Esse tipo de profissional segue presente em todas as lojas do Assaí, inclusive as que inauguraram desde março”, diz Sandra.

A crise imposta pelo coronavírus tem levado marcas e companhias a se posicionarem de forma mais empática e transparente com os consumidores, ao mesmo tempo em que desenvolvem ações internas que demonstrem preocupações reais com seus funcionários, visando impactar suas vidas significativamente. “O cuidado com o colaborador e o cliente é um importante valor da companhia, e esse novo cargo reforça essa preocupação, que é compartilhada entre todo o time Assaí. Garantir a segurança de todos e todas foi e segue como nosso principal objetivo desde o início da pandemia.  Ficamos felizes em gerar empregos para todas as regiões em que estamos presentes. Além dos 200 auxiliares de controle de qualidade que iniciaram na fase inicial da pandemia, contratamos, desde então, mais 23 pessoas para essa nova função, uma vez que inauguramos mais 23 unidades em todo o país”, finaliza Sandra.

Saber analisar e identificar as necessidades do seu supermercado são fatores imprescindíveis para o desenvolvimento, mas não há desenvolvimento sem o zelo aos funcionários. Conheça um pouco mais sobre ações e medidas que você pode adotar em sua loja com esse objetivo.

https://supervarejo.com.br/materias/pandemia-gera-novos-postos-de-trabalho

 

Comentários