13 de julho, 2024

Notícias

Home » Varejo » Pão de Açúcar mostra que lugar de mulher é na churrasqueira

Pão de Açúcar mostra que lugar de mulher é na churrasqueira

Imagem: Divulgação - GPA

De forma geral todos sabem que o universo do churrasco ainda é um ambiente estigmatizado como masculino. A prova disso é quando você realiza uma busca na internet pela palavra “churrasqueiro” e só aparecem as imagens de homens, e quando o termo é “churrasqueira”, o resultado é o equipamento usado para cozinhar, ao invés de uma mulher, por exemplo. Então, para contribuir com a desconstrução desse estereótipo, o Pão de Açúcar, em parceria com a BETC HAVAS, lançou o projeto “Mulher, churrasqueira, orgulhosa e feliz”, que traz para o centro da categoria as mulheres especialistas em churrasco, incentivando a discussão sobre o protagonismo feminino, com celebridades da música e da gastronomia que falam sobre a misoginia (sentimentos de aversão, repulsa ou desprezo pelas mulheres e valores femininos) e equidade de gênero.

A campanha também chega com o propósito de anunciar o lançamento da plataforma de churrasco do Pão de Açúcar, desenvolvida exclusivamente para levar agilidade e praticidade aos consumidores, em parceria com a Cerveza Patagonia, a Maturatta Friboi e a Bassi. A nova plataforma reúne em um único lugar os cortes de carnes, cervejas e acessórios, além de dicas de harmonização e de preparo para o churrasco perfeito.

Na primeira fase da ação, o Pão de Açúcar convidou mulheres especialistas do mundo do churrasco como: Tati Bassi, Larica na Brasa, Paula Labaki, ChurrasDelas e Julia Carvalho para falarem sobre o projeto nas redes sociais da marca. Entre os conteúdos desenvolvidos, elas contam sobre os desafios de seguir nessa carreira, a luta diária contra o machismo, a alegria de ser uma mulher churrasqueira e claro, sobre dicas de como mandar bem no churrasco.

Já na segunda etapa da campanha, como forma de aprofundar ainda mais os estigmas relacionados às mulheres em diversos espaços considerados masculinos, personalidades como Preta Gil, Negra Li e Elisa Fernandes vão interagir com suas seguidoras, pedindo que elas enviem comentários preconceituosos e misóginos, iniciando uma conversa necessária sobre a equidade de gênero. Na sequência, as churrasqueiras profissionais e as celebridades vão, juntas, acender o fogo da churrasqueira e queimar os comentários recebidos, através das redes sociais, simbolizando um rompimento com essas travas colocadas para as mulheres no geral.

E para encerrar, o projeto contará também com uma web série especial no IGTV do Pão de Açúcar, desenvolvida pela agência, no qual a história de cada uma das participantes será evidenciada como um símbolo de resistência e coragem para outras mulheres que estão na luta contra os preconceitos e a quebra de paradigmas.

Tempo de Mulheres 

O Pão de Açúcar tem estimulado o tema de protagonismo feminino há dois anos pela plataforma #TempoDeMulheres, evidenciando o papel das mulheres em todos os espaços e destacando em campanhas importantes o protagonismo feminino, como a ação de especialistas em cervejas no Dia Internacional da Mulher (#Elafazacervejadela) deste ano, e no ano passado ao dar luz à trajetória de empreendedorismo das Mulheres Baniwa, da Terra Indígena Alto Rio Negro (bacia do Rio Içana), que produzem a Pimenta Jiquitaia, parte do programa Caras do Brasil, em 2020.

“Com a frente #TempoDeMulheres queremos dar voz para as mulheres que dominam esse universo e arrasam na churrasqueira, além de fortalecer nosso negócio e diferenciação, já que o Pão de Açúcar é referência quando falamos de carnes, com cortes nobres e iniciativas de rastreabilidade e bem-estar animal”, comenta Camila Assis, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar. Ela complementa: “Justamente por ainda ser um ambiente estigmatizado masculino e termos força nessa categoria, a frente #TempoDeMulheres reforça o protagonismo feminino nesse universo e fortalece outras mulheres a se colocarem nesse mercado”.

https://supervarejo.com.br/materias/pao-de-acucar-reforca-lugar-da-mulher-na-churrascaria

Comentários