21 de julho, 2024

Notícias

Home » Destaques » Para conservar e destacar FLV

Para conservar e destacar FLV

Mais do que ornamentar a seção, o cuidado com a ambientação no setor de FLV é um fator determinante na conservação dos alimentos, tornando o espaço bastante estratégico para os supermercados. Quando bem pensados, podem influenciar diretamente na compra e evitar perdas de produtos pelo mau estado de conservação.

Alguns tópicos importantes que os gestores devem se atentar na hora de pensar na melhor climatização de frutas, legumes e verduras.

  • Iluminação: A luz natural deve ser a prioridade, pois ela destaca as qualidades reais e os aspectos dos alimentos. De toda forma, a iluminação artificial pode ser complementar para ambientes em que a claridade não é suficiente;
  • Temperatura: A temperatura ideal varia de acordo com o que vai se expor. O ideal é mantê-la mais baixa do que o ambiente externo para evitar a proliferação de microrganismos que podem acelerar a decomposição dos produtos;
  • Disposição: A organização dos produtos deve ser estratégica, pensando inclusive no gerenciamento da categoria e facilitando a visualização e o acesso dos consumidores. É importante utilizar prateleiras e displays adequados para cada tipo de fruta, legume e verdura, além de manter os produtos bem organizados. Alguns mais sensíveis podem ser envolvidos em proteção de isopor ou em caixas próprias;
  • Decoração: A utilização de elementos visuais e decorativos, como cartazes informativos, painéis com receitas e fotos de produtores locais, pode tornar a seção de FLV mais atraente e informativa. Esses elementos também podem ajudar a transmitir a ideia de frescor, sazonalidade e qualidade dos produtos. Mas cuidado para que não atrapalhem a experiência de compra, tapando o que o consumidor deseja compra.

 

Rafael Mancini, CEO da VendPerto, empresa especializada em instalação de minimercados em condomínios residenciais, explica que como estes produtos possuem um shelf-life extremamente curto e são mais sensíveis na manipulação, desde a separação unitária até o transporte, são feitos com regras e processos específicos que garantem a integridade dos itens até o ponto de venda. Para melhor preservação, em nosso caso, os itens são acondicionados em caixas com uma proteção maior e em alguns casos até com proteção térmica em caixas refrigeradas. Garantindo, assim, uma maior durabilidade na gôndola e um produto com maior qualidade para o cliente final”, explica.

Inclusive, é possível trabalhar o gerenciamento de categoria em FLV. No caso da VendPerto, existe um planograma a ser seguido onde a exata localização e quantidades de cada produto já são pré-definidos de acordo com o perfil e tamanho do cliente. “A única especificidade da categoria é a sazonalidade dos itens, pois em cada época existe uma disponibilidade de frutas e/ou legumes e sendo assim alteramos os itens de acordo com a estação do ano”, reforça o CEO.

https://www.supervarejo.com.br/especial/para-conservar-e-destacar-flv

 

Comentários