20 de julho, 2024

Notícias

Home » Destaques » Parceria viabiliza contratação de migrantes e refugiados pelo varejo de alimentos

Parceria viabiliza contratação de migrantes e refugiados pelo varejo de alimentos

O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo (Sincovaga) e a ONG Visão Mundial, por meio do projeto Ven, Tú Puedes, realizaram no dia 18 de junho de 2024, na sede do Sindicato, no centro da capital, um evento para debater a contratação de migrantes e refugiados pelas empresas do varejo de alimentos.

 

No Brasil desde 1975, a ONG Visão Mundial atua com foco em crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade, buscando a erradicação da violência e uma vida mais digna para esses meninos e meninas. Para isso, desenvolve programas e projetos nas áreas de proteção, educação, meios de vida, incidência política e resposta a emergências.

 

O encontro reuniu representantes de diversas empresas do setor varejista, como Grupo Pão de Açúcar (GPA), Dia Brasil, Atacadão, Assaí, Natural da Terra, Negreiros Supermercados, Supermercado Rossi e Teleperformance.

 

Durante o evento, os participantes discutiram as dificuldades e obstáculos enfrentados na contratação de migrantes e refugiados, destacando a importância da inclusão, as barreiras linguísticas, o combate aos preconceitos e as diferenças culturais. Por outro lado, as empresas que hoje já contratam enfatizaram a resiliência, o esforço, a qualificação e o compromisso desses trabalhadores.

 

O Sincovaga, por meio do programa Coexistir, atua como facilitador do diálogo entre a Visão Mundial e as empresas do setor, buscando a inclusão dos migrantes e refugiados no mercado de trabalho. Um exemplo da efetividade da iniciativa são os colaboradores com esse perfil já contratados pelas empresas Sonda e Dia Brasil, que conheceram o projeto Ven, Tú Puedes em um encontro anterior organizado pelo Sincovaga.

 

O site Varejo Contrata, criado pelo Sincovaga para suas empresas representadas, cadastra candidatos interessados em ingressar no comércio varejista e participa ativamente de ações voltadas para o público migrante e refugiado, ampliando as chances de inclusão no mercado de trabalho.

 

“O Sincovaga, por meio do Coexistir e do portal Varejo Contrata, faz seu papel social, ao viabilizar essa ponte entre os refugiados e migrantes e as empresas do varejo de alimentos. Isso garante a essas pessoas a dignidade e o exercício da cidadania pela inclusão no mercado de trabalho, enquanto as empresas têm acesso a profissionais com as mais diversas habilidades e qualificações, ao contrário do que se possa pensar desse público”, afirma Alvaro Furtado, presidente do Sincovaga-SP.

 

As empresas interessadas em contratar migrantes e refugiados podem obter mais informações pelo telefone (11) 3335-1100 (com Márcia ou Fátima) ou pelo e-mail: atendimento@sincovaga.com.br

Comentários