Depois de dois anos sem carnaval, devido às medidas restritivas impostas pela pandemia, faltam poucos dias para uma das festas mais esperadas do ano. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Brasil vai movimentar R$ 8,1 bilhões em receita. Diante disso, os supermercadistas devem estar preparados para aproveitar essa oportunidade e aumentar as suas vendas.
O especialista em gestão de mercados e economista Leandro Rosadas explica que o ideal é verificar o seu mix sazonal (carnaval) e, para isso, orienta que a melhor ferramenta é verificar a curva ABC de vendas, ou seja, categorizar os produtos do estoque por valor vendido com o objetivo de identificar os responsáveis por mais de 70% do seu faturamento e reforçar a atenção neles.
Mas quem não tem em mãos esse histórico não precisa ficar de fora da folia. Leandro ressalta que ainda assim é possível adotar algumas ações, como estratégias de marketing, para aproveitar o movimento da festa já neste ano.
“Criar uma decoração temática na loja, dar destaque para os itens mais consumidos nessa época do ano, fazer ações promocionais e investir no marketing digital usando a temática da festa são algumas das sugestões para aumentar o faturamento nessa época. Opte por anúncios que citem: Carnaval de Ofertas, Folia do Preço Baixo, Bloco dos Descontos, entre outros. Isso atrai o consumidor”, orienta o especialista.
Entre os itens que tradicionalmente têm grande saída durante o carnaval estão as bebidas. Nessa categoria, o especialista destaca a cerveja e as bebidas para criação de drinks gelados, como gin, vodca, cachaça e rum. Além disso, o especialista em gestão de supermercados também ressalta que os energéticos são muito procurados no carnaval, além da água mineral.
“Investir em um Walk in Cooler ou BeerCave, que são aquelas geladeiras com grande quantidade de cerveja gelada disponível, pode aumentar o lucro dos supermercadistas, mas vale fazer isso com as cervejas de melhores margens de lucro”, pontua o economista.
No carnaval, as vendas não aumentam só no segmento de bebidas, como também na seção do tradicional churrasco. Por isso, o consultor destaca que os lojistas devem dar uma atenção especial à seção de carnes bovinas e suínas, já que serão itens de grande saída, além dos acompanhamentos, como farofa, cebola e pão de alho. “Vender gelo, carvão, espeto e até tábua de carne pode ser uma boa sacada para aumentar o ticket médio e facilitar a vida do consumidor”, explica.
Segundo Rosadas, nesse período de carnaval as comidas congeladas semiprontas, como o macarrão instantâneo, o molho de tomate, lanches rápidos e petiscos costumam ser bastante procurados. O economista explica que negociar com os fornecedores os melhores preços é tão importante quanto a degustação de um produto, que aumenta a venda por impulso. “Eu também recomendo que abra seu mercado todos os dias e, se possível, mais cedo, para atender os moradores locais, e feche mais tarde, para atender os foliões de última hora”, completa Rosadas.
Foto destaque: Consultor Leandro Rosadas
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