22 de abril, 2024

Notícias

Home » Destaques » Pesquisa da Globo aponta que 58% dos brasileiros vão comprar presentes no natal

Pesquisa da Globo aponta que 58% dos brasileiros vão comprar presentes no natal

Em 2023, 92% dos brasileiros planejam comemorar o Natal e presentear as pessoas queridas está entre as principais forma de celebrar a data. Segundo a pesquisa “Preparativos para o Natal 2023”, realizada pela Globo, 58% dos entrevistados pretendem comprar presentes, índice acima dos 54% que presentearam alguém no Natal de 2022. A pesquisa, na íntegra, ficará à disposição na Gente, plataforma de pesquisas e tendências da Globo.

Dos interessados em presentear, 48% buscam por itens de vestuário como roupas e calçados. Em segundo lugar, três categorias ficam empatadas: perfumes e cosméticos, brinquedos e doces e chocolates, todos com percentual de 31%. As principais pessoas a serem presenteadas são os parceiros amorosos (namorados ou cônjuges), com 48% da preferência, filhos e enteados, com 41%, pai ou mãe, com 39%, e sobrinhos ou afilhados, em 18% da intenção de compras para presentear.

A pesquisa mostrou que 28% dos entrevistados pretendem dar presentes a si mesmo e as categorias principais na escolha de compra foram acessórios, roupas íntimas e smartphones.

Em relação à preferência de canais de compra, a pesquisa mostrou que 52% das pessoas pretendem pesquisar informações referentes aos produtos tanto nas lojas físicas quanto nos meios digitais. Além disso, 59% gostam da opção de comprar o produto pela internet e retirar na loja física, enquanto 72% gostam da opção de comprar o produto na loja física e receber no conforto de casa.

Publicidade e influenciadores

Boa parte das pessoas sabe ou faz uma ideia do que irá ganhar no Natal. Isso porque 44% dos respondentes leva em consideração as dicas de quem irá presentear ante 33% que opta por escolher o que dar sem considerar a opinião de terceiros.

No entanto, alguns dados do estudo chamam a atenção sobre a forma como o consumidor busca dicas de presentes. A publicidade se confirma como ferramenta eficiente na tomada de decisão.

Do grupo composto pelos 32% que levam em consideração os anúncios dos sites/redes sociais que navega (17%) e propagandas feitas por apresentadores de televisão (15%), 41% gostam de assistir a programas com dicas de presente de Natal e 38% prestam atenção em publicidades na internet, dos quais 45% se sentem impactados.

Entre as pessoas ouvidas na pesquisa, 59% seguem algum influenciador digital, mas somente 11% levam em consideração a opinião deles para decidir o presente, provavelmente, porque 60% confiam parcialmente nas recomendações feitas.

Em relação ao tíquete médio, 50% dos brasileiros pretendem gastar entre R$ 50 a R$ 300 com presentes este ano, sendo que 68% dos que recebem o 13º salário irão destiná-lo para essa finalidade.

E a ceia de Natal?

Com a maior parte dos brasileiros comemorando a data ao redor da mesa com amigos e familiares, a ceia passa a ser um momento importante da celebração.

Em relação aos formatos de compra dos itens da ceia, a pesquisa mostra que os brasileiros ainda preferem o presencial, sendo que 46% pretendem comprar os alimentos e bebidas em lojas físicas de super e hipermercados e 38% também comprarão em atacarejos.

Já em relação às compras online, 17% pretendem comprar através do próprio site e 16% pelo aplicativo do supermercado. Vale ressaltar que 76% baixariam o app da loja de preferência se isso trouxesse benefícios como maior parcelamento, cashback e descontos.

Impactos no varejo

Em 2022, as vendas para o Natal tiveram impacto positivo no varejo, de acordo com a pesquisa da Globo, com crescimento de 10,5%.

As vendas no e-commerce cresceram 18,4% enquanto nas lojas físicas, foi de 10%. Os cinco setores que tiveram melhor desempenho no período foram turismo e transporte (26%), cosmético e higiene pessoal (23%), livrarias, papeis e afins (22%), óticas e joalherias (17%) e drogarias e farmácias (15%).

Em relação às regiões do País, Sul e Norte foram as que mais venderam e registraram crescimento de 13% e 12% respectivamente.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas mil pessoas em novembro de 2023.

Imagem: Shutterstock

https://mercadoeconsumo.com.br/18/12/2023/destaque-do-dia/pesquisa-da-globo-aponta-que-58-dos-brasileiros-vao-comprar-presentes-no-natal

 

Comentários


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/sinco580/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *