Reportagem SA+
Diante de diversos estresses como prazos para cumprir metas, pressão e competitividade entre colegas, empresas estão se adaptando para redefinir suas abordagens e promover o bem-estar emocional e psicológico de seus colaboradores.
Esse cuidado traz benefícios, segundo Tatiane Paula, psicóloga clínica, redes que priorizam a saúde mental dos funcionários apresentam aumento da produtividade, redução do absenteísmo e retenção de talentos. Sendo assim, a especialista afirma que funcionários satisfeitos e engajados contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo.
“A criatividade e inovação florescem em equipes com boa saúde mental. Além disso, cumprir regulamentações sobre saúde mental torna-se uma obrigação ética e legal”, completa.
Dessa forma, estratégias de gerenciamento de estresse e ambientes de trabalho saudáveis são essenciais para manter o equilíbrio e a eficácia no trabalho. Nesse sentido, as redes podem adotar diversos recursos, como por exemplo programas de aconselhamento confidenciais ou treinamentos de gerenciamento de estresse.
“Flexibilidade no trabalho, políticas de licença e acesso facilitado a profissionais de saúde mental são medidas fundamentais. Campanhas de conscientização e criação de uma cultura inclusiva também promovem o bem-estar”, comenta a especialista.
Por fim, Tatiane conclui que as empresas onde a saúde mental no trabalho é uma prioridade crescente não somente colhem benefícios para seus colaboradores, mas também garantem o sucesso sustentável de seus negócios.
Foto: Adobe Stock
Comentários