22 de abril, 2024

Notícias

Home » Inclusão Social / Coexistir » Rede Lucy Montoro completa 10 anos pela reabilitação e inclusão social da pessoa com deficiência

Rede Lucy Montoro completa 10 anos pela reabilitação e inclusão social da pessoa com deficiência

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro está completando 10 anos com 18 unidades no estado de São Paulo e mais de 100 mil atendimentos por mês. Desde 2008, a Rede Lucy Montoro atende a pacientes com lesão medular, traumas, AVC (acidente vascular cerebral), e doenças degenerativas. Foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo, pelo decreto 52.973/2008, e regulamentada pelo decreto 55.739/2010, alterado pelo decreto 58.050/2012.

A Rede Lucy tem como objetivo proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. São realizados programas de reabilitação específicos, de acordo com as características de cada paciente.

No ano de 2009, a Rede Lucy Montoro, entrou na fase plena de implantação da Rede de Atendimento em Reabilitação de forma hierarquizada e descentralizada dentro dos parâmetros do Sistema Único de Saúde – SUS. Estão em funcionamento as unidades de Campinas, Clínicas, Fernandópolis, Lapa, Marília, Mogi Mirim, Morumbi, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Umarizal e Vila Mariana. Recentemente foram anunciadas as unidades de Diadema, Sorocaba e Botucatu.

Uma das unidades da Rede Lucy, o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – IMREA HC FMUSP recebeu certificação internacional. O IMREA é a primeira Instituição brasileira a obter a certificação fornecida pela CARF, sigla em inglês para Commission on Accredition of Rehabilitation Facilities, entidade canadense mundialmente reconhecida por seus altos níveis de exigência na acreditação de centros de reabilitação do mundo. A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, declarou que a acreditação conquistada pelo IMREA permite que o Instituto figure entre os principais centros de referência em reabilitação física do mundo.

Os tratamentos da Rede Lucy são realizados por equipes multidisciplinares, composta por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos, entre outros.

Além das unidades presentes na capital e interior, há ainda a Unidade Móvel, uma carreta 100% adaptada, de 15m por 2,60m e 20 toneladas, destinada ao fornecimento de órteses, próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção.

Desde 2009, quando foi lançada, a Unidade Móvel já atendeu mais de 2.000 pacientes e forneceu mais de 4.000 equipamentos. Conta com elevador hidráulico para atender cadeirantes ou pessoas em maca, banheiro adaptado, consultório médico, sala de espera e oficina de órteses e próteses, composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. A equipe de atendimento é formada por médicos fisiatras, técnicos de órtese e prótese, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.

Saiba mais sobre a Rede Lucy Montoro: http://www.redelucymontoro.org.br/site/

 

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/rede-lucy-montoro-realiza-100-mil-atendimentos-por-mes-e-e-referencia-internacional-em-reabilitacao

Comentários


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/sinco580/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *