O Sincovaga e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apoiam e estimulam os programas de aprendizagem, que entendem ser instrumentos valiosos para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Em alguns casos, essas iniciativas auxiliam até mesmo no resgate da cidadania, sendo possível aliar, a esses dois objetivos, o estímulo ao empreendedorismo.
As vantagens para as empresas contratantes vão além da aplicação da lei e do cumprimento das cotas de aprendizes, uma vez que estas servem de instrumentos de inclusão social dos adolescentes.
Com base na cartilha do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a FecomercioSP elaborou um e-book com o objetivo de divulgar e incentivar a contratação do jovem aprendiz e adolescente por parte das empresas do Comércio e dos Serviços.
A finalidade desse material, que traz 80 perguntas e respostas sobre o tema, é mostrar ao empresário a importância de se contratar um jovem aprendiz, retirando-o da rua, ensinando uma profissão e contribuindo para os crescimentos social e profissional de um indivíduo.
Por meio da publicação, o empresário do comércio terá acesso aos aspectos legais e a outras informações importantes sobre o programa e a contratação do jovem aprendiz, como:
– benefícios aos empresários que contratam;
– modalidades dos programas de aprendizagem;
– instituições qualificadas para ministrar os cursos;
– regras previstas na legislação para a contratação do jovem, inclusive quanto à vigência e à rescisão do contrato.
Acesse aqui o e-book e saiba tudo sobre os programas de aprendizagem.
Comentários