De olho no crescimento do modelo de mini mercados autônomos, a SmartStore pretende finalizar o ano com 400 unidades em funcionamento, o que significa uma média de uma loja inaugurada por dia. Quando foi lançada, em março de 2020, a meta era ter 150 unidades até o final do ano. Hoje, a empresa já possui 240 unidades em funcionamento e, para 2025 o objetivo é ter 2 mil lojas.
Somente nos últimos três meses, foram inauguradas 87 lojas em diversos estados brasileiros, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
“Com a pandemia, em razão das pessoas saírem menos de casa, este modelo honest market (baseado na confiança do consumidor, sem atendentes), acabou crescendo. Ele une a experiência das compras com agilidade e a segurança para os moradores com um deslocamento de poucos metros de sua residência. O autoatendimento é um cenário que veio para ficar, ele é uma solução prática, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para uma eventual necessidade imediata de itens básicos sem precisar sair de seu condomínio”, explica Evandro Machado, fundador da SmartStore.
A marca possui dois tipos de modelo de estabelecimento: um é preciso de um espaço a partir de 5 m², onde serão colocados nichos de prateleira, geladeira e check-out, gerando uma fácil adaptação em qualquer condomínio com área ociosa. Outro modo de operação é a loja ser adaptada em um contêiner.
“Apesar da crescente no país, esse é um modelo novo de negócio, muitas pessoas ainda possuem um desconhecimento sobre o assunto. Mas a tendência é que haja um crescimento esporádico nos próximos anos. É uma mudança no comportamento do consumidor, e logo ele será um modelo consolidado no Brasil”, avalia Machado.
Comentários