A rede St. Marche mantém seus planos de realizar um IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês), segundo o relatório das analistas Marcella Recchia e Fernanda Sayão, do Credit Suisse, que se encontraram com Bernardo Ouro Preto, CEO da companhia, e com Caio Furlani, diretor Financeiro. No ano passado, a companhia resolveu suspender a iniciativa em razão das condições de mercado.
O relatório mostra que a rede tem performance melhor do que o Pão de Açúcar, seu principal rival: a venda do St. Marché por metro quadrado hoje é de R$ 60 mil, enquanto o cálculo de R$ 24 mil do Pão de Açúcar, de acordo com o Credit Suisse.
O documento coloca do St Marche como um dos principais concorrentes da bandeira Pão de Açúcar. “Embora a St. Marche tenha um dos maiores NPS (índice que mede a satisfação do cliente, hoje com nota 88) do setor, mesmo em comparação com concorrentes globais como (as americanas) Trader Joe’s e Whole Foods, além de preços competitivos comparáveis ao Pão de Açúcar, 70% de seus clientes ainda compram em seus principais concorrentes”.
As analistas revelam ainda que a St. Marche pretende expandir suas operações em um raio de 100 km da cidade de São Paulo e encerrar o ano 2022 com 30 lojas, além de ter a meta de chegar a 45 lojas em até três anos. Cada nova loja do St. Marché exige investimentos de cerca de R$ 11 milhões, de acordo com os analistas.
Atualmente, a rede opera com 26 supermercados na cidade de São Paulo, que são responsáveis por 88% das vendas, e duas lojas gourmet da bandeira Empório Santa Maria. Em 2021, o St. Marche registrou vendas brutas de R$ 1 bilhão, com vendas em mesmas lojas subindo 35% em dois anos.
Sobre a GPA, o relatório observa que a administração parece estar fazendo malabarismos com muitas coisas ao mesmo tempo, embora o crescimento da receita ainda não tenha sido visto. A rede planeja abrir 250 lojas de proximidade e 50 supermercados até 2024.
Fonte: O Estado de S.Paulo
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