Itens essenciais ganham cada vez mais espaço na Black Friday. Levantamento realizado pela plataforma de ativação varejista IZIO&Co, 97,13% pretendem comprar durante a data comercial em supermercados, enquanto apenas 2,87% não vão aproveitar o período de promoções.
O estudo sobre as intenções do consumidor na Black Friday ouviu mais de 2 mil consumidores que frequentaram 14 varejos.
Quais são as principais motivações de compra
Para 46,71% dos entrevistados, obter descontos em produtos que eles já adquirem normalmente é o grande motivo para gastarem na ocasião em comércios supermercadistas, seguido por 37,84% que priorizam economia de dinheiro em itens essenciais.
Nesse sentido, 70,46% também dizem que uma redução significativa dos preços é o fator fundamental para tornar um uma compra atrativa, 15,07% mencionam a qualidade do que estão levando para casa e 6,88% citam brindes ou bônus.
Quais são as categorias mais procuradas
Já em relação às categorias preferidas, a de alimentos (85,74%) tomou a liderança, sendo que 91,64% dos entrevistados ressaltam que costumam aproveitar os descontos daqueles que são perecíveis. Outros destaques são produtos de higiene pessoal (60,92%), produtos de limpeza (57,45%) e bebidas (54,68%).
83,99% das pessoas também relata que prefere comprar fisicamente na loja, e só 16,01% optam pelo e-commerce.
“Notamos que o consumidor tem aproveitado a Black Friday nos supermercados de duas formas diferentes: estocar produtos de higiene e limpeza, que não são perecíveis, e para antecipação de compras de itens de alto valor agregado, como bebidas, panetones e categorias associadas ao Natal”, diz Rodrigo Matheus, CMO e CPO da IZIO&Co.
O executivo destaca alguns itens que tiveram crescimento expressivo nas buscas.”Wisky e gin cresceram 646% na comparação com 2022, enquanto panettones cresceram 180% e cervejas premium 96%”.
Quem não vai aproveitar a Black Friday
Mesmo que uma parcela gigantesca dos consumidores tenha objetivos de comprar algo na data, há aqueles que possuem suas razões para não gastar.
As duas principais delas são o orçamento apertado (41,38%) e a aglomeração nas lojas (25,86%). Além disso, 75% deles destacam que já tiveram experiências negativas na época por falsos descontos e 25% pelas dificuldades no atendimento.
Para completar, os entrevistados também elencaram outros momentos vantajosos para fazer compras, podendo substituir a Black Friday como a situação ideal para adquirir novos produtos.
Entre elas, estão:
- descontos de aniversário de varejistas (29,31%)
- saldão pós-Natal (25,85%)
- liquidações de final de temporada (22,41%)
Isabela Rovaroto
Repóter de Negócios
Formada pela PUC-SP e com pós em Finanças, Investimentos e Banking. Trabalha na EXAME há cinco anos. Atualmente, se dedica à cobertura de negócios e empreendedorismo.
https://exame.com/negocios/supermercados-estao-no-radar-dos-consumidores-na-black-friday-2023/
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