18 de abril, 2024

Notícias

Home » Varejo » Supermercados móveis se tornam solução para “desertos alimentares”

Supermercados móveis se tornam solução para “desertos alimentares”

Por Renato Müller

Todos os anos, os cassinos de Atlantic City, em Nova Jersey, movimentam por volta de US$ 5 bilhões. Ainda assim, existe hoje um total de zero supermercados na cidade: é preciso dirigir até o continente (a cidade fica em uma ilha), se deslocar várias milhas de ônibus ou viver à base de alimentos ultraprocessados vendidos em lojas de conveniência.

Para corrigir o problema, que impacta fortemente a população de baixa renda, e atenuar o problema de saúde pública trazido pela ausência de acesso fácil a alimentos in natura, foi criado o programa Virtua Health. Uma parceria da agência estadual New Jersey Economic Development Authority com hospitais da região desenvolveu um ônibus-supermercado, que percorre a cidade para oferecer alimentos frescos para a população local a preços de 30% a 50% abaixo dos preços normais no continente.

A medida foi tomada depois que o plano de inaugurar um supermercado na região – seria o primeiro em 20 anos – naufragou, mesmo com fortes incentivos públicos. A solução pretende contribuir para que Atlantic City deixe de ocupar a segunda posição entre os 50 “desertos alimentares” de Nova Jersey – regiões sem acesso fácil a alimentos frescos.

“Nós vamos diretamente às comunidades, em vez de fazer com que as pessoas gastem US$ 25 em táxis para ir e voltar. Esse dinheiro acaba se revertendo em alimentação de qualidade”, explica April Schetler, gestora do programa Virtua Health. A iniciativa vem sendo ampliada de outras formas: a AtlanticCare, uma rede hospitalar da região, implementou um supermercado móvel ao seu programa alimentar, que também inclui aulas de educação, saúde, culinária e incentivos para a compra de alimentos saudáveis.

Foto: Divulgação (https://givetovirtua.org/initiatives/eat-well/)

https://superhiper.com.br/supermercados-moveis-se-tornam-solucao-para-desertos-alimentares/

 

Comentários


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/sinco580/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *