Em 2023, a projeção era de 4,1%; Raphael Gonçalves, coordenador de serviços e implementação na SISQUAL® WFM, explica como a tecnologia ajuda as empresas do setor.
As vendas do setor de supermercados devem crescer 1,9% em 2024, após a projeção de 4,1% em 2023. Já a receita nominal deve crescer 6,7% este ano, após a expansão de 8,6% registrada em 2023, conforme dados publicados pela SA. Varejo.
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As vendas do setor cresceram 3,09% em 2023, em relação ao ano precedente, segundo pesquisa realizada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Em dezembro do último ano, o mercado avançou 10,73% em relação ao mesmo mês de 2022.
Segundo declaração de Marcio Milan, vice-presidente da Abras, o panorama econômico ao longo do ano foi favorável à expansão do consumo por conta de fatores como a menor inflação dos preços dos alimentos para consumo no lar quando comparado com o consumo fora de casa, assim como a queda no desemprego e ajuda de programas sociais.
Para 2024, a entidade espera que o setor de supermercados cresça 2,5%, considerando fatores como o controle da inflação, que tem colaborado para a recomposição do poder de compra dos brasileiros. Para Milano, o reajuste do salário mínimo acima da inflação oficial também deve impulsionar as compras nos próximos meses.
Para Raphael Gonçalves, coordenador de serviços e implementação na SISQUAL® WFM, empresa que atua com ferramentas de WFM (Workforce Management – gerenciamento de força de trabalho), a previsão de que o varejo alimentar deve crescer quase 2% em 2024 é feita “com os pés bem fincados no chão”.
“Temos visto algo interessante no varejo, que é a franca expansão dos supermercados de atacado, onde, ao invés de se comprar pequenas embalagens, o foco é comprar em grande quantidade”, observa Gonçalves.
Para ele, o fenômeno acontece em um contrabalanço de obter preços unitários mais baixos, associados aos programas de fidelidades destes que não somente garantem descontos ou cashback em compras, mas, também, a oferta de produtos mais voltados ao seu perfil de consumo. Isso porque, com a adesão destes programas, o varejo passa a ter um verdadeiro “raio x” de como cada consumidor seu se comporta.
“Neste cenário de franco crescimento, é esperado também um aumento na contratação de mão de obra para atender a este crescente volume de consumidores nas lojas”, aponta Gonçalves. “Desta forma, é estratégico que tais varejistas façam a adesão a uma ferramenta de WFM para, não somente gerir, mas permitir uma melhor distribuição destes colaboradores dando maior vazão ao atendimento aos clientes”, complementa.
Tecnologia promove personalização do consumo
Para Gonçalves, a crescente digitalização e a necessidade de personalização nas estratégias de vendas impactam o aquecimento do varejo alimentar de maneira perceptível.
“Ao entender como cada cliente consome, a digitalização possibilita que os varejos deixem de ser apenas um depósito de produtos onde o consumidor precisa garimpar o que deseja e passem a ser aquele varejo que ‘me entende’, aquele local em que me soa como a extensão da minha casa, pois lá encontro exatamente o que procuro”, afirma.
O coordenador de serviços e implementação na SISQUAL® WFM destaca que não é incomum que o consumidor, antes de sair de casa, dê uma “olhada” no seu aplicativo para ver qual a oferta do dia. “Ele [software] tem acesso à minha localização por GPS e sabe que moro numa cidade em que a temperatura média da última semana foi mais alta e, nesse sentido, por que não uma bebida para refrescar?”, exemplifica. “Esse caminho da digitalização, que já havia chegado a outros nichos de vendas, chegou e certamente não sairá mais do varejo alimentar”, considera.
Gonçalves explica que, com a personalização do consumo, é crucial ter as pessoas certas nos lugares certos e na hora certa. Isso é especialmente relevante ao considerar a importância do forecast para prever os picos de movimentação na loja. “Imagine que, aos sábados pela manhã, há uma alta movimentação na parte das carnes nobres, devido ao churrasco. Ou que, aos domingos, as vendas de sobremesas aumentam devido aos almoços em família”, pontua.
Para concluir, o coordenador de serviços e implementação na SISQUAL® WFM destaca que, uma solução de gerenciamento de força de trabalho pode otimizar as operações ao distribuir os colaboradores de forma estratégica, garantindo que a equipe esteja preparada para atender às demandas específicas de cada momento, aumentando as vendas.
Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/
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