O Grupo Carrefour Brasil e o Supernosso acabam de finalizar a conversão de 16 lojas para a bandeira da rede mineira em Belo Horizonte e região metropolitana. As unidades foram entregues, já contam com novo layout e estão em fase adiantada de implantação dos produtos que fazem parte da curadoria do grupo sediado na Capital.
A parceria firmada em 2019 é inédita e já dá sinais de sucesso no quesito gestão. Apesar disso, ainda é cedo para falar em replicar o modelo País e mundo afora.
Quem explica é o diretor de Proximidade do Carrefour, João Gravata. “Não tivemos qualquer dificuldade na transferência das lojas, até porque não estamos falando de uma nova rede ou um novo público, mas de conversão de marcas. No entanto, o processo é complexo e requer tempo de maturação. Concluímos uma etapa intensa – de virada das lojas – e iniciamos outra, que é a gestão do dia a dia, em que vamos naturalmente acelerar o processo de integração das companhias”, diz.
Com inaugurações quase que semanais entre fevereiro e agosto, as novas lojas, antes Carrefour Bairro, foram totalmente repaginadas, com nova estruturação logística, equipamentos e treinamento de toda a equipe, de acordo com padrões Supernosso. As 16 unidades foram abastecidas, inclusive, com o portfólio de produtos regionais do grupo mineiro, com a curadoria de um time de especialistas.
Neste sentido, Gravata ressalta que dezenas de áreas das duas companhias trabalharam na integração dos sistemas, centenas de novos fornecedores foram agregados ao time de fornecimento de produtos e sortimentos e mais de 450 vagas foram geradas, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.
“Mantemos as mesmas expectativas positivas de quando a parceria foi firmada em 2019, e entendemos que é um grande passo para poder ter uma melhor entrega de experiência de compra de vendas aos nossos consumidores. E a escolha do Supernosso se deu por toda história e mercado da rede em Minas Gerais, sobretudo na capital mineira, com destaque para a atuação em mercado de vizinhança. Em síntese, é a combinação da expertise local com a força da maior varejista alimentar nacional“, completa.
E, embora afirme que ainda seja cedo para replicar o modelo, o diretor de Proximidade do Carrefour admite que o grupo segue com olhar atento para novas oportunidades de desenvolvimento, “principalmente em transformação digital para ampliar a estratégia de omnicanalidade”.
Antigas lojas Carrefour Bairro viram unidades Supernosso
A primeira loja a operar sob a bandeira Supernosso foi a antiga unidade do Carrefour Bairro, localizada no bairro Funcionários, na região Sul de Belo Horizonte, no início de fevereiro. Já a última loja transformada foi entregue no dia 20 de agosto deste ano. Todas seguem o modelo das unidades atuais da rede mineira.
As novas lojas já contam também com os produtos da rede com produção própria artesanal na padaria; adega com cerca de 1.000 rótulos e serviço de sommelier; açougue, queijos e frios especiais, produtos gastronômicos e importados, carnes exóticas e linha Angus exclusiva, hortifrúti selecionado; culinária japonesa com menu especial, e cerca de 200 rótulos de cervejas especiais, além do atendimento Supernosso.
Procurado, o Grupo Supernosso não comentou o assunto. Em outras oportunidades, o presidente da rede, Euler Nejm, falou da importância da parceria enquanto chancela de valor para a marca em meios nacionais e internacionais.
“A união com a marca francesa permite que possamos crescer com as indústrias fornecedoras e parceiras dos dois grupos e ajuda também na diluição de custos. Com isso, conseguimos dar velocidade de crescimento a essas lojas e levar uma experiência de compra melhor para o consumidor”.
O Grupo Supernosso, administrado pela Multiformato Distribuidora S/A, figura entre as cinco maiores redes supermercadistas de Minas Gerais, conforme o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No País, a marca aparece na vigésima colocação.
De acordo com o ranking 2021 com dados de 2020, a rede encerrou o ano passado com R$ 2,9 bilhões em faturamento. Em 2019 o grupo havia ficado em décimo quinto lugar, com R$ 2,5 bilhões.
Já o Grupo Carrefour Brasil (que inclui as bandeiras Carrefour e Atacadão) manteve a primeira posição no Ranking Abras, com faturamento de R$ 74,8 bilhões no ano passado, contra R$ 62,2 bilhões em 2019.
Vale dizer que a partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, o grupo reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias.
Presente em todos os estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 721 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 74,8 bilhões em 2020 e mais de 95 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3).
No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar.
Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões.
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