18 de abril, 2024

Notícias

Home » Inclusão Social / Coexistir » Trabalhadores com deficiência continuam na invisibilidade

Trabalhadores com deficiência continuam na invisibilidade

Espaço da Cidadania
Rua Erasmo Braga, 307 – 2º Andar – Presidente Altino – Osasco – SP – CEP: 06213-008

Tel.: 011 – 3685 0915 – e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br

site: www.ecidadania.org.br

caros amigos

 

Agora é oficial: o Ministério da Economia acaba de confirmar que os trabalhadores com deficiência representam apenas 1% dos empregos com garantias trabalhistas e previdenciárias.

Entre os 46,6 milhões de empregos formais, 486.756 estavam ocupados pelo segmento. A exclusão e escolhas por tipo de deficiência continua nas estatísticas, ano após ano:

TIPO DE DEFICIÊNCIA DISTRIBUIÇÃO
Física 47,3%
Auditiva 18,1%
Visual 15,3%
Intelectual (mental) 8,9%
Reabilitados 8,5%
Múltiplas 1,9%

 

Escolaridade

As novas informações revelam que 69,5% dos trabalhadores com deficiência contratados têm Ensino Médio Completo ou mais. Analfabetos representam apenas 0,7% dos contratados.

Atividade econômica

A indústria de transformação juntamente com o setor de Comércio e Serviços absorvem 85,5% dos empregos formais.

Setor público e privado

Enquanto o setor privado aproveitou 1% dos trabalhadores com deficiência dentre o total de empregados, a administração pública federal, estadual e municipal mantém apenas 0,4% dos cargos ocupados por servidores com deficiência.

As informações acima foram extraídas da RAIS 2018/Ministério da Economia.

 

Consultor da OIT virá no Espaço da Cidadania dia 07/11

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e o Espaço da Cidadania receberão a visita de Peter Fremlin, consultor da Organização Internacional do Trabalho – OIT que conduziu a pesquisa “Ação Sindical sobre o Trabalho Decente das Pessoas com Deficiência: Um panorama mundial”.

O estudo pioneiro identificou como os sindicatos estão agindo em relação à inclusão em mais de 50 países, com versão brasileira lançada em 2017, com o esforço coletivo de uma rede de apoiadores.

Peter tem interesse pessoal na visita para conhecer de perto o Espaço da Cidadania e sua metodologia de trabalho com a sociedade que foi retratada na pesquisa.

A visita será dia 07 de novembro, das 14h às 16h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

Informações e inscrições até dia 04/11 com celia.assessoria@sindmetal.org.br ou ecidadania@ecidadania.org.br

 

Espaço da Cidadania realiza Encontro Anual em 26 de novembro

Pelo 12º ano consecutivo o Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão se reunirão para compartilhar conhecimentos visando afastar mitos e preconceito que dificultam o ingresso e permanência de pessoas com deficiência no mercado formal.

Vários temas estarão em evidência, como: As sete dimensões da acessibilidade; O Conceito de “adaptação razoável” proposta pela OIT; Caracterização das deficiências para cumprimento da Lei de Cotas; Presença de Trabalhadores com deficiência no mercado formal; Ações inovadoras para a inclusão, entre outros.

Os preparativos finais serão definidos nesta quinta-feira (31). O Encontro acontece em 26 de novembro, das 9h00 as 13h00, no auditório da Biblioteca de São Paulo e no Pomar do Parque da Juventude, na Estação Carandiru do Metrô (linha Azul). Acesso apenas para quem tiver inscrição confirmada no e-mail ecidadania@ecidadania.org.br ou com os organizadores.

Feira de Inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas, mobilidade e esportes adaptados

  • Dias: 6, 7 e 8/12/2019
  • Horário: 10h00 as 19h00
  • Local: Arena 2 Parque Olímpico, Barra da Tijuca/RJ

Entrada gratuita. Faça seu credenciamento com antecedência www.universodainclusao.com.br

 

Abraço

Clemente

Comentários


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/sinco580/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *