15 de julho, 2024

Notícias

Home » Destaques » Varejo apresenta recuperação entre junho e agosto, aponta Ibevar

Varejo apresenta recuperação entre junho e agosto, aponta Ibevar

No período entre junho e agosto, o varejo restrito, excluindo veículos e material de construção, deve crescer 0,5%. O setor ampliado, onde esses segmentos excluídos são considerados, tem tendência de expansão estimada em 1,1%. Constata-se também evolução positiva para quase todos os segmentos.

Apenas para três ramos projeta-se estabilidade: material de escritório, combustíveis e alimentos. Para todos os demais estima-se crescimento, embora discreto: artigos de uso pessoal (4,9%), tecidos e vestuário (4,5%), veículos e autopeças (4,2%), material de construção (3,0%) e móveis e eletrodomésticos (1,8%), artigos farmacêuticos (1,1%) e livros e papelaria (0,1%).

“Esse resultado é positivo e o crescimento é explicado principalmente pela expansão da massa real de pagamentos desde meados de 2022”, explica Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School.

Dia dos Namorados

As vendas do varejo no Estado de São Paulo devem crescer 2,7% em junho, período em que acontece o Dia dos Namorados, em relação ao mesmo período em 2023, segundo projeção feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Caso as expectativas se confirmem, as vendas do mês do Dia dos Namorados podem movimentar R$ 63,1 bilhões, representando R$ 1,68 bilhão a mais em relação ao ano anterior. A FecomercioSP avalia que esse crescimento sugere uma tendência positiva geral no consumo para a data, com resultado negativo para apenas um dos cinco grupos pesquisados.

O melhor desempenho será observado nos grupos que comercializam bens essenciais, como as farmácias e perfumarias, com uma previsão de faturamento 6,3% maior do que o mesmo período do ano anterior. Essa atividade ocorre devido à alta procura por itens como perfumes, cosméticos e produtos de beleza em geral na data. Clique aqui para saber mais.

Imagem: Shutterstock

https://mercadoeconsumo.com.br/10/06/2024/noticias-varejo/varejo-apresenta-recuperacao-entre-junho-e-agosto-aponta-ibevar/

 

Comentários