No período entre junho e agosto, o varejo restrito, excluindo veículos e material de construção, deve crescer 0,5%. O setor ampliado, onde esses segmentos excluídos são considerados, tem tendência de expansão estimada em 1,1%. Constata-se também evolução positiva para quase todos os segmentos.
Apenas para três ramos projeta-se estabilidade: material de escritório, combustíveis e alimentos. Para todos os demais estima-se crescimento, embora discreto: artigos de uso pessoal (4,9%), tecidos e vestuário (4,5%), veículos e autopeças (4,2%), material de construção (3,0%) e móveis e eletrodomésticos (1,8%), artigos farmacêuticos (1,1%) e livros e papelaria (0,1%).
“Esse resultado é positivo e o crescimento é explicado principalmente pela expansão da massa real de pagamentos desde meados de 2022”, explica Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School.
Dia dos Namorados
As vendas do varejo no Estado de São Paulo devem crescer 2,7% em junho, período em que acontece o Dia dos Namorados, em relação ao mesmo período em 2023, segundo projeção feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Caso as expectativas se confirmem, as vendas do mês do Dia dos Namorados podem movimentar R$ 63,1 bilhões, representando R$ 1,68 bilhão a mais em relação ao ano anterior. A FecomercioSP avalia que esse crescimento sugere uma tendência positiva geral no consumo para a data, com resultado negativo para apenas um dos cinco grupos pesquisados.
O melhor desempenho será observado nos grupos que comercializam bens essenciais, como as farmácias e perfumarias, com uma previsão de faturamento 6,3% maior do que o mesmo período do ano anterior. Essa atividade ocorre devido à alta procura por itens como perfumes, cosméticos e produtos de beleza em geral na data. Clique aqui para saber mais.
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