Reportagem SA Varejo
A procura por economia contribuiu pra elevar as vendas do atacarejo no segundo trimestre do ano. Mesmo diante de uma base forte em 2020, Assaí e Atacadão apresentaram forte expansão. Já na operação de varejo do Carrefour as vendas atingiram R$ 5,4 bilhões, o que representa uma queda de 5,9% ante o intervalo de abril a junho de 2020.
No período, as vendas do Assaí (em lojas abertas há mais de 12 meses) cresceram 9,2% na comparação com o segundo trimestre de 2020, enquanto o Atacadão apresentou expansão de 10,2%. A receita líquida do Assaí, de abril a junho, subiu 22,2%, para R$ 10 bilhões – de janeiro a março, a alta foi de 21%. No Atacadão, a expansão atingiu 19,8%, para R$ 12,8 bilhões, e de 17,7% de janeiro a março.
O Assaí registrou um lucro líquido de R$ 305 milhões, um crescimento de 62,2% ante o mesmo período de 2020. Considerando créditos fiscais, sem incluir essa soma, a expansão é de 40,4%, para R$ 264 milhões. Esse ganho decorre de uma decisão favorável do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a inconstitucionalidade da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins. O Atacadão, como uma controlada do Carrefour, não informa seu resultado final no balanço do grupo.
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Fonte: Valor Econômico
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