
Durante o período do Natal e Ano Novo há uma tendência geral no varejo de crescimento das vendas, algo que não seria diferente no caso dos minimercados autônomos. Segundo pesquisa realizada pela Honest Market Brasil , franqueadora de minimercados, as festas de fim de ano trazem um aumento de 32% nas vendas desse estilo de comércio em relação aos outros períodos do ano.
Ana Paula Moraes, sócia-fundadora da franqueadora, explica que esse aumento não ocorre somente devido à demanda, mas também pela preferência dos consumidores pelo modelo de negócio.
“É comum que a busca por produtos, especialmente alimentícios, aumente nas festas. Porém, alguns consumidores podem optar por adquirir esses itens em um local que ofereça uma experiência de compra mais rápida e facilitada, como é o caso dos minimercados autônomos”.
A empreendedora ainda ressalta que muitas vezes os consumidores esquecem de adquirir um item essencial para a ocasião e esse tipo de varejo oferece alguns confortos que ajudam a fomentar as vendas. “Nesse momento, é claro que a prioridade será para um mercado que não demande praticamente nenhum deslocamento e que, por garantia, não estará lotado como as grandes redes costumam ficar”.
Atualmente, a empresa fundada em 2020 possui lojas em prédios comerciais, aeroportos, hospitais, universidades e, principalmente, condomínios residenciais. Somente em um ano, a startup cresceu 400% e já conta com estabelecimentos em 18 estados.
Em relação ao interesse de futuros franqueadores em negócios como esse, Ana salienta que os modelos autônomos se destacam nas buscas por investimentos rentáveis nos últimos meses do ano. “Muito do boom de vendas se dá pelo fato dos minimercados funcionarem sozinhos. Não há preocupações com o funcionamento ou com possíveis colaboradores”.
Comentários