16 de abril, 2024

Notícias

Home » Varejo » Visões sobre o futuro da digitalização dos supermercados

Visões sobre o futuro da digitalização dos supermercados

Foto: freepik - br.freepik.com

As percepções vieram de uma gama diversificada de profissionais, incluindo varejistas, membros da indústria, consultores experientes, fornecedores de tecnologia, acadêmicos e especialistas em inteligência de dados. Três grandes percepções se destacaram, traçando um caminho para o futuro do setor.

  1. A consolidação da omnicanalidade é um caminho inequívoco e sem retorno

A jornada para a omnicanalidade é claramente irreversível. A integração entre os canais online e offline é uma realidade em direção à consolidação. Bruna Habka, diretora executiva do Big Box, prevê que a loja física se transformará em um ambiente de experiências, com os perecíveis em destaque, enquanto o e-commerce se encarregará do abastecimento dos produtos industrializados. Leonardo Cavalcanti, CIO do Nordestão, reforça essa visão, apontando que o varejo alimentar ajustará seu sortimento com um crescimento nos perecíveis e na cadeia de frios. A digitalização é um movimento que veio para ficar, e o consumidor, mais do que nunca, está no centro dessa transformação.

  1. Rentabilidade é o desafio supremo dos varejistas em tempos de incerteza

A busca pela rentabilidade em um cenário de incertezas emerge como o desafio mais crítico para os varejistas. Um caminho mais eficiente apontado para tratar esse ponto é a personalização das ofertas e da comunicação com os clientes e o retail media surge como uma estratégia importante na recomposição de margens, segundo Manuel Guimarães, CEO da Propz. A visão da indústria é que o varejo poderá monetizar seus ativos não apenas com recursos de vendas, mas também com os de marketing. Com um ROI de três a seis vezes maior do que a mídia tradicional, conforme a pesquisa Retail Media Insights 2023 da Newtail, a importância dessa abordagem é inegável para o futuro do varejo.

  1. Pessoas: investimento no mais importante ativo das empresas

Por fim, a terceira grande percepção reafirma que as pessoas são o ativo mais valioso de qualquer organização. Investir em capital intelectual e fomentar uma cultura organizacional robusta são fundamentais para o sucesso sustentável. A cultura organizacional deve ser construída com propósito e estratégia claros, focando na atração e retenção de talentos, bem como no preparo das lideranças para enfrentar os desafios do varejo moderno.

Essas visões dos especialistas nos oferecem uma perspectiva clara do que esperar e como nos preparar para o futuro. A digitalização é uma realidade que veio para ficar, e a inovação e a tecnologia são ferramentas essenciais nesse processo. No entanto, é a compreensão profunda do consumidor, a capacidade de adaptação e a valorização das pessoas que se destacam como os verdadeiros pilares para a evolução contínua do setor, um mercado cada vez mais dinâmico e complexo.

Visões sobre o futuro da digitalização dos supermercados – E-Commerce Brasil (ecommercebrasil.com.br)

Comentários


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/sinco580/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *