Nos últimos anos houve um aumento na venda de materiais escolares nos supermercados e atacarejos. Em 2023, durante os meses de janeiro e fevereiro, vimos um crescimento de 19,1% nas vendas desses itens em comparação com 2022. Dentre os produtos que mais contribuíram para o aumento no faturamento temos os cadernos (com um impressionante crescimento de 46,1%), seguidos por folhas sulfite (com um aumento de 39,2%) e cola (com um crescimento de 38,6%).
Além do aumento nas vendas, os preços também apresentaram elevação, conforme dados da Scanntech. A mochila liderou esse aumento, registrando um acréscimo de 41,2% em comparação com 2022. Em segundo lugar, os cadernos apresentaram um aumento de 26,5%, seguidos pelas folhas sulfite, com um incremento de 20,2%.
A perspectiva é que essa tendência de crescimento se mantenha ao longo deste ano. Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, destaca que os supermercados continuarão a ser um dos principais canais de distribuição de materiais escolares. Isso se deve à procura constante dos consumidores por diversas categorias, como mercearia, bebidas e perecíveis, tornando esses estabelecimentos concorrentes significativos em relação às papelarias.
Comentários