O WhatsApp oferece um baita canal de vendas e relacionamento às empresas. Pensando nisso, a equipe do mensageiro lançou, nesta segunda-feira (29), uma função para fazer compras de supermercado diretamente pelo aplicativo. O recurso, que já está disponível aos usuários da Índia, vem de uma parceria entre a Meta e o JioMart.
A novidade expande as funções da plataforma. Em nota à imprensa, a Meta informou que os usuários podem adquirir alimentos, produtos de limpeza, livros e afins pelo mensageiro. Para isso, basta enviar um “Hi” ao número oficial do JioMart.
Os próximos passos aparecem na própria conversa. Após o envio da mensagem, os usuários só precisam apertar um botão para iniciar o processo. Depois, basta escolher se deseja conferir as ofertas do momento ou ir direto às categorias de produtos e, em seguida, verificar o catálogo.
Infelizmente, devido à restrição geográfica, não consegui ir adiante. Todavia, a Meta demonstra que há uma interface intuitiva, onde o usuário consegue visualizar os produtos em listas e por categorias. A tela inicial do catálogo também exibe as promoções disponíveis logo de cara – afinal, ninguém quer perder um bom desconto.
Todo o processo de compra acontece dentro do WhatsApp. Ou seja, o usuário não apenas seleciona os produtos na plataforma como realiza o pagamento dentro do próprio mensageiro. Depois, é só esperar até que as compras sejam entregues no endereço indicado pelo consumidor.
Atualização expande as possibilidades do WhatsApp
A novidade dá um gás a um recurso já existente do WhatsApp. Em 2020, o WhatsApp Business ganhou uma função de carrinho de compras, dando um reforço ao catálogo de produtos. A função, por outro lado, apenas oferece à empresa a seleção de itens desejados pelo consumidor.
A atualização desta segunda-feira (29) oferece mais passos a esse processo, tornando-o completo. Além da seleção de produtos, o consumidor pode indicar um endereço para entrega e fazer o pagamento diretamente pelo aplicativo. E tudo isso de maneira automática, sem precisar de um diálogo com um vendedor, por exemplo.
A função ainda tende a ajudar usuários que têm dificuldades para utilizar apps de supermercados para fazer compras. A novidade, no entanto, ainda está limitada aos usuários da Índia. Em outras palavras: até o momento, não há previsão de liberação do recurso no Brasil e em outros países.
E você, já usou o WhatsApp para fazer compras ou contratar serviços? Compartilhe a sua experiência lá na Comunidade do Tecnoblog.
Com informações: Meta (Newsroom)
Comentários