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Marketing & estratégia para o varejo

Comunicação visual de Natal: 5 dicas para criar uma campanha eficiente no varejo

Já sabe o que não pode deixar de fora no momento de colocar sua comunicação visual natalina aos olhos dos clientes? Confira!

Se você empreende no varejo, espera, como todos os empreendedores e gestores, pelas vendas de natal. Por isso, viemos falar sobre comunicação visual de natal para que varejistas de diversos setores possam destacar suas lojas.  

Antes de começarmos, é muito importante deixar claro que a comunicação visual, principalmente em datas comemorativas, não é um gasto, mas sim, um investimento, que não precisa ser fora da realidade financeira do seu negócio, mas sim, deve ser adequada ao que você pode fazer.

O natal é uma data extremamente importante para o varejo, por isso, investir em uma boa decoração e arrumação são essenciais, mas essas são apenas partes que compõem a comunicação visual de uma maneira geral. 

Uma loja bonita e atrativa certamente vai captar a atenção dos clientes, e em uma data tão competitiva, isso é tudo o que você pode querer.  

Além de ser atraído, o cliente também precisa ser estimulado a permanecer mais tempo na loja e comprar mais, e é para atingir esses objetivos que reunimos neste artigo informações importantes para a sua loja performar bem durante as comemorações natalinas. 

5 dicas para criar uma eficiente comunicação visual de natal

Agora que já introduzimos pontos importantes para o seu bom desempenho nas vendas de natal este ano, vamos às 5 dicas que vão te ajudar a obter bons resultados. Acompanhe!

1 – Conheça seus clientes

O primeiro passo para uma comunicação visual de natal assertiva é conhecer seus clientes.

Se você tem algum software que permite armazenar dados de compras, ou até mesmo relatórios de vendas mensais e anuais, é possível compreender melhor o perfil e a rotina de compras dos consumidores que compram na sua loja.  

Para esse tipo de campanha, é muito importante pensar sobre o público que se deseja atingir. Durante o mês de dezembro, “cliente natalino” não se comporta da mesma maneira que no restante do ano.  

Mesmo que grande parte do público consumidor esteja em clima de festas, o fim do ano, para grande parte dos trabalhadores, é muito corrido.  

Nem todos os consumidores estão de férias ou folga no final do ano, por isso, grande parte do público precisa conciliar o trabalho, as tarefas diárias e as compras para as festividades. 

Esses são pontos a ser considerados, pois é possível prever algumas demandas dos seus clientes, como por exemplo: 

  • Atendimento agilizado: você pode precisar de mais colaboradores;   
  • Boa gestão de filas: o aumento expressivo da quantidade de pessoas na loja demanda uma boa organização, afinal, quem é que vai querer passar horas aguardando para pagar suas compras? 
  • Sinalização apropriada: mais que nunca, a sinalização via cartazes e/ou outros materiais visuais utilizados, deve ser muito objetiva. Seu cliente precisa encontrar tudo com facilidade e rapidez. 

2 – Mantenha a identidade visual da sua marca

A identidade visual da sua marca é uma assinatura própria, e deve ser mantida em qualquer ocasião, inclusive em datas comemorativas tão importantes quanto o natal. 

Para que seja possível montar uma comunicação visual de natal atrativa, mas sem comprometer sua própria identidade, anote as seguintes dicas:  

  • A comunicação temática deve seguir a sua identidade visual, e não o contrário; 
  • Pense sempre se as cores e imagens que quer utilizar combinam com a sua marca e elementos, como a logomarca. Se não combinarem: logomarca dentro, imagem ou cor, fora!  
  • Mesmo que as cores mais tradicionais sejam o vermelho e o verde, caso sua identidade visual seja muito diferente dessas cores, utilize-as como elementos secundários e busque por imagens mais neutras, como árvores de natal douradas, por exemplo.  

3 – Foque nos encartes e cartazes temáticos de Natal

A  decoração de natal é parte fundamental de uma comunicação visual de natal vendedora! Mas muitos subestimam a importância da personalização dos encartes e cartazes. 

Para os encartes, temos as seguintes dicas: 

  • Utilize as cores tradicionais vermelho e verde, mas sem deixar de lado a sua identidade visual;  
  • Use os encartes digitais para serem enviados pelas redes sociais;
  • Faça encartes digitais para stories com duração de 1 ou 2 dias, assim, é possível fazer promoções relâmpago ou ofertas por tempo limitado.

Para os cartazes, as dicas são essas: 

  • se for produzir cartazes em vermelho e verde, cuidado para não ficar exagerado e agressivo aos olhos do cliente. 
  • Dependendo da sua identidade visual, da sua logomarca e etc, pode ser melhor utilizar um fundo padrão, como branco ou amarelo e utilizar o vermelho e o verde como composição nos detalhes. 
  • personalize os cartazes para que combinem com o restante, como a decoração e os encartes, inclusive os digitais. Não se esqueça: a comunicação visual é um conjunto completo de elementos. 

4 – Explore ao máximo as redes sociais!

Principalmente durante as datas comemorativas do varejo, as redes sociais precisam ser amplamente utilizadas. 

Para que suas redes sociais façam parte da sua estratégia de comunicação visual de natal, algumas sugestões:

  • Faça encartes digitais para stories (encartes com até 2 produtos em uma sequência de até 10 stories);
  • Crie encartes digitais para o feed ( escolha entre 1 e 4 produtos, podendo ser estendido até no máximo 6 itens);
  • Produza encartes digitais em formato de carrossel (entre 1 e 3 produtos por encarte, em uma sequência de até 10 imagens);
  • Capriche nas imagens dos produtos; 
  • Publique mensagens natalinas;
  • Mostre os bastidores de preparação do seu negócio para a data nos  stories;
  • Crie interações com o público, como por exemplo, pedindo que a audiência compartilhe experiências engraçadas de natal, ou seu planejamento para a data neste ano. 

Todas essas dicas são, basicamente, uma maneira de manter sua marca presente no dia a dia dos seus clientes.

A presença digital tem um papel fundamental exatamente nisso: conseguir fazer com que seu cliente tenha contato frequente com sua marca no lugar preferido dos consumidores: a internet! 

5 – Decore a fachada da sua loja

Por último, mas não menos importante, devemos falar sobre a fachada da loja.

Muitos investem em uma decoração interna super interessante, mas se esquecem de que, antes mesmo de entrar no ambiente, os clientes observam a fachada do empreendimento.

Por isso, é importante que seus clientes sejam levados a entrar no clima natalino antes mesmo de entrar na loja. Sabendo disso, foque em uma fachada iluminada e decorada, deixando claro às pessoas que passam, que a loja já está em clima de natal e provavelmente já tem ofertas e promoções acontecendo dentro da loja.

Existem diversas formas de fazer a decoração da fachada:

  • Sem dúvida, não pode faltar a iluminação diferenciada.
  • Muitas lojas criam cascatas artificiais. Seja criativo!
  • Utilize elementos em led formando desenhos típicos do natal, como a bengala, renas, árvores, anjos, papais-noéis, entre outros símbolos comuns ao natal.

Agora que você já viu como melhorar sua comunicação visual de natal, o próximo passo é aplicar e, caso já adote na sua loja algumas das estratégias que viu aqui, utilize aquelas que podem deixar suas campanhas ainda mais assertivas.

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