Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Mercados, Armazéns, Mercearias, Empórios, Mercadinhos, Quitandas, Frutarias, Sacolões, Laticínios, Minimercados, Supermercados, Hipermercados, Adegas, Tabacarias, Bombonieres, Lojas de Bebidas, de Ração Animal, de Suplementos Alimentares, de Produtos Naturais, Dietéticos, Congelados, Delicatessens e de Conveniência do Estado de São Paulo.

Marketing & estratégia para o varejo

Por que o varejo de alimentos têm investido em marcas próprias?

Recentemente, houve um notável aumento nas prateleiras dos supermercados de produtos de Marca Própria, um fenômeno que não ocorreu por acaso. Este crescimento é resultado da percepção das grandes cadeias de varejo, tanto no Brasil quanto globalmente, de que esses produtos constituem uma estratégia comercial lucrativa.

As Marcas Próprias se tornaram atrativas por oferecerem preços até 20% inferiores aos das marcas tradicionais, representando uma opção economicamente viável para os consumidores em períodos de adversidade econômica.

A ascensão desses produtos foi significativamente impulsionada pela pandemia e pelo consequente aumento da inflação, que aceleraram suas vendas. Diante da redução do poder aquisitivo, as famílias tiveram que alterar seus hábitos de consumo, inclinando-se frequentemente para produtos mais acessíveis.

Entretanto, para que os supermercados consigam fidelizar os clientes com suas Marcas Próprias, a qualidade dos produtos é crucial. Assim, mesmo que a crise econômica gerada pela pandemia tenha incentivado a experimentação de novos produtos, serão os atributos adicionais, como embalagens atraentes e funcionais, insumos de alta qualidade e a eficácia dos produtos, que determinarão a preferência dos consumidores pelas marcas próprias.

Como os supermercados trabalham a Marca Própria no Brasil

No Brasil, a situação das Marcas Próprias assemelha-se ao que ocorre  nos Estados Unidos e a Europa, embora a sua presença no mercado ainda seja relativamente modesta. No entanto, nos últimos anos, observa-se uma tendência crescente dos consumidores brasileiros em adicionar produtos de Private Label aos seus carrinhos de compras.

Um estudo realizado pela GS Ciência do Consumo, a pedido do Estadão, revelou que em janeiro de 2022, o gasto dos brasileiros com produtos de Marca Própria aumentou 22,5% em comparação com o período pré-pandêmico.

A razão para esse aumento, conforme indicado pela pesquisa, é que, além do impacto da inflação que elevou os preços, o aumento dos gastos também está relacionado à aquisição de maiores quantidades desses produtos. Isso representa uma grande vantagem para as cadeias de supermercados, pois a fidelidade e o retorno dos clientes são impulsionados pela exclusividade das marcas, que são disponibilizadas somente nas suas lojas.

Motivos para um supermercado investir em Marca Própria

Até agora, destacou-se o atrativo do preço reduzido dos produtos de Marca Própria em supermercados. No entanto, além de ser um benefício para clientes e varejistas, adotar essa estratégia comercial oferece várias outras vantagens.

Além dos preços competitivos, as Marcas Próprias permitem aos supermercados obter uma margem de lucro maior. Isso ocorre porque esses produtos não exigem grandes investimentos em publicidade, um custo significativo para as marcas tradicionais, tornando a venda desses itens exclusivos mais rentável.

A exclusividade é mais um aspecto crucial na adoção de Marcas Próprias. Quando os consumidores se fidelizam a esses produtos, motivados pela qualidade e pelos preços acessíveis, eles se tornam clientes recorrentes do estabelecimento.

Esta exclusividade também reforça a imagem da empresa e promove a lealdade do cliente.

Portanto, os supermercados são motivados a investir em Marcas Próprias pelas seguintes razões:

  • Fidelização do consumidor;
  • Maiores margens de lucro;
  • Diferenciação e vantagem competitiva;
  • Aumento da lucratividade;
  • Maior poder de negociação com fornecedores;
  • Ampliação das opções para o consumidor;
  • Cobertura de lacunas no sortimento de produtos;
  • Flexibilidade no negócio.

Contribuições 2025

As contribuições são cruciais para o fortalecimento da categoria empresarial, pois subsidia uma variedade de atividades essenciais, como a elaboração de estudos e pareceres, convenções coletivas de trabalho, realização de sondagens de mercado, e desenvolvimento de estratégias para a representação e defesa de interesses junto a órgãos públicos, entre diversas outras ações. Esteja em dia com o Sincovaga SP e usufrua dos inúmeros benefícios.