27 de abril, 2024

Notícias

Home » Inclusão Social / Coexistir » Cada vaga da Lei de Cotas importa e precisa ser ocupada por trabalhadores com deficiência

Cada vaga da Lei de Cotas importa e precisa ser ocupada por trabalhadores com deficiência

Praticamente metade das empresas metalúrgicas de Osasco e Região têm em seus quadros de funcionários trabalhadores com deficiência cumprindo a Lei de Cotas ou até mais.

Aquelas que negligenciam as contratações começaram a ser fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho. Entre setembro e outubro do ano passado 55% das empresas fiscalizadas foram multadas por não contratarem pessoas com deficiência, mesmo recebendo prazos elásticos para seu enquadramento legal.

Principais resultados da movimentação nas 40 empresas Nº de Empresas Porcentagem (%)
Empresas autuadas por não cumprirem a cota 22 55,0%
Empresas regularizaram durante a fiscalização 6 15,0%
Empresas regularizadas na chegada da fiscalização 4 10,0%
Empresas autuadas por embaraço à fiscalização 4 10,0%
Empresa irregular, mas não foi autuada por ser EPP 1 2,5%
Fiscalização transferida para a matriz, em Minas Gerais 1 2,5%
Fiscalização não aconteceu porque o fiscal foi em outro endereço 1 2,5%
Empresa estava desobrigada no ato da fiscalização 1 2,5%

Fonte: Relatórios de Inspeções das Fiscalizações realizadas entre maio e outubro de 2023

A direção do sindicato reuniu-se com a Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, em 30 de janeiro, para apoiar o retorno da fiscalização. Diante do Superintendente Marcus Alves de Mello o sindicato alertou que “é necessário insistir com as empresas negligentes para que cumpram a Lei, porque todas querem as pessoas com deficiência como consumidores de seus produtos e serviços, mas estão negando o direito delas também comporem seus quadros de funcionários. E isto é inaceitável!

2º CONGRESSO DE DOENÇAS RARAS “ALEX GARCIA”

O 2º Congresso de Doenças Raras “Alex Garcia” reunirá profissionais de saúde, pesquisadores, pacientes raros e ultrarraros, bem como representantes de organizações governamentais e não governamentais. O evento acontecerá de forma presencial e online, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Diário PcD, no dia 29/02/24 das 10h30 às 12h30 e das 14h às 17horas.

Ele será realizado no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região/ Espaço da Cidadania – localizado na Rua Erasmo Braga, 307, 3º Andar – Pres. Altino, Osasco – SP e também disponível ao vivo pelo youtube. O público-alvo abrange profissionais de saúde especializados em doenças raras, pesquisadores, pacientes raros e suas famílias, representantes de organizações governamentais e não governamentais, além do público em geral, cuidadores, profissionais da educação, direito, psicologia, empreendedorismo e estudantes.

Produção e realização: Tudo Sobre Inclusão Consultoria PcD

Apoio: Diário PcD – Informações e notícias, Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Espaço da Cidadania e vários parceiros.

Inscrição presencial ou online: https://www.sympla.com.br/congresso-de-doencas-raras-alex-garcia__2321257

Convite Especial: Bate-Papo sobre “Lei 14.768 – 22/12/2023 | Surdez Unilateral e a Lei de Cotas”

O Coexistir/Sincovaga e a Câmara Paulista para Inclusão de Pessoas com Deficiência convida para um encontro informativo com José Carlos do Carmo – Kal

  • Data: 07 de fevereiro
  • Hora: 09h
  • Via Zoom

Neste encontro, vamos compreender mais sobre a nova Lei 14.768, promulgada em 22/12/2023, especialmente focado na Surdez Unilateral e como ela se encaixa na Lei de Cotas. É uma ótima oportunidade para entender melhor os direitos e desafios relacionados à inclusão de pessoas com surdez unilateral no mercado de trabalho.

Inscreva-se: https://forms.gle/xWfsAaPRx6JN8XDv9

Novo valor da multa por descumprimento da Lei de Cotas

O valor da multa passou a ser, conforme a gravidade da infração, de R$ 3.215,07 (três mil duzentos e quinze reais e sete centavos) a R$ 321.505,87 (trezentos e vinte e um mil quinhentos e cinco reais e oitenta e sete centavos). Os novos valores valem a partir de 11 de janeiro de 2024.

Fonte: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-interministerial-mps/mf-n-2-de-11-de-janeiro-de-2024-537035232

Espaço da Cidadania

Rua Erasmo Braga, 307 – 2º Andar – Presidente Altino – Osasco – SP – CEP: 06213-008

E-mail: ecidadania@ecidadania.org.br site: www.ecidadania.org.br

 

 

Comentários


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/sinco580/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *