Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Mercados, Armazéns, Mercearias, Empórios, Mercadinhos, Quitandas, Frutarias, Sacolões, Laticínios, Minimercados, Supermercados, Hipermercados, Adegas, Tabacarias, Bombonieres, Lojas de Bebidas, de Ração Animal, de Suplementos Alimentares, de Produtos Naturais, Dietéticos, Congelados, Delicatessens e de Conveniência do Estado de São Paulo.

Releases

Comunicação empática: a ponte entre a Saúde e Segurança no Trabalho e o engajamento do trabalhador

Como transmitir, de maneira atraente e acessível, informações sobre Segurança do Trabalho – muitas vezes repletas de normas técnicas e legislações – e ainda conquistar o engajamento dos profissionais em todos os níveis da organização? Esse foi o tema abordado pela consultora em Saúde e Segurança do Trabalho, Heloisa Guimarães, na palestra online “Comunicação e Oratória: Transformando Saúde e Segurança do Trabalho com Conversas Significativas”, realizada hoje, 27 de fevereiro, no Sincovaga-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo).

A palestra integrou as ações do Comitê de Segurança e Medicina do Trabalho, uma iniciativa do Grupo GPA com apoio do Sincovaga, que reúne atualmente 20 empresas do segmento de varejo alimentar.

Logo na abertura, Heloisa destacou que a conexão genuína com os trabalhadores só é possível quando a linguagem utilizada é adaptada ao público-alvo. Também compartilhou o estudo de Albert Mehrabian, frequentemente citado em discussões sobre comunicação, que sugere o impacto da mensagem distribuído da seguinte forma: 7% do impacto vem do conteúdo verbal, enquanto 38% está ligado ao tom de voz e à dicção, e 55% à linguagem corporal. “Somado a isso, a empatia é essencial para enxergar as situações sob a perspectiva do outro”, pontuou.

A especialista ressaltou ainda que a comunicação efetiva em Saúde e Segurança no Trabalho não se resume à transmissão de informações, mas envolve curiosidade genuína para compreender a realidade do trabalhador e observação atenta do ambiente e do contexto social no qual ele está́ inserido. A forma como as pessoas se tratam e são tratadas pelos líderes também influencia diretamente na qualidade da comunicação.

Desafios na Comunicação de Segurança

Os temas relacionados à Saúde e Segurança no Trabalho costumam ser vistos como “chatos” ou excessivamente técnicos, o que dificulta a assimilação e o envolvimento do público. Além disso, as atualizações frequentes das normas geram resistência, pois tocam em um medo natural: o temor do novo. “A falta de contextualização é um erro recorrente. Quando o conteúdo não se conecta diretamente com a atividade do trabalhador, dificilmente ele se engaja”, alertou Heloisa.

Criatividade a Serviço da Segurança
Mas como tornar a comunicação mais envolvente em um universo regulado por normas e leis? Segundo a especialista, a resposta está no uso das ferramentas certas, como o storytelling – técnica que transforma informações técnicas em narrativas envolventes e casos reais que geram impacto emocional. “Histórias memoráveis têm o poder de aproximar, sensibilizar e fixar o aprendizado”, afirmou.

Dicas para uma Comunicação Transformadora
Durante a palestra, Heloisa compartilhou sete práticas essenciais para aprimorar a comunicação no ambiente de trabalho:

1. Escuta ativa e silêncio estratégico – Permitir pausas para que o outro se expresse e para enfatizar pontos importantes.
2. Pausas com propósito – Recurso que valoriza a mensagem e aumenta a compreensão.
3. Presença autêntica – Cada pessoa deve desenvolver sua própria maneira de se comunicar, respeitando sua individualidade.
4. Perguntas poderosas – Estimulam o pensamento crítico e aproximam o público do tema abordado.
5. Linguagem corporal alinhada à mensagem – Gestos e expressões devem reforçar o conteúdo transmitido.
6. Narrativas que criam conexão – Histórias reais e inspiradoras tornam a comunicação mais humanizada.
7. Feedback construtivo – Estabelecer uma cultura de troca e aprendizado mútuo.

Da Teoria à Prática
Heloisa destacou que essas práticas podem ser aplicadas sem grandes investimentos. “Comece renovando o DDS (Diálogo Diário de Segurança), tornando-o mais participativo e menos burocrático. Realize reuniões de segurança interativas, ofereça feedback em tempo real e promova campanhas de comunicação criativas. Acima de tudo, conduza cada iniciativa com entusiasmo, porque entusiasmo é contagiante”, aconselhou.

Impacto e Consciência
Caires José Maria, coordenador do Comitê de Segurança e Medicina do Trabalho do Sincovaga, reforçou a importância da comunicação na conscientização dos trabalhadores. “Através da comunicação cuidadosa e empática, impactamos vidas, garantindo que as pessoas trabalhem em ambientes mais seguros e saudáveis.”

Mais informações: (11) 3335-1100.

Thais Abrahão – Presstalk Comunicação

Contribuições 2025

As contribuições são cruciais para o fortalecimento da categoria empresarial, pois subsidia uma variedade de atividades essenciais, como a elaboração de estudos e pareceres, convenções coletivas de trabalho, realização de sondagens de mercado, e desenvolvimento de estratégias para a representação e defesa de interesses junto a órgãos públicos, entre diversas outras ações. Esteja em dia com o Sincovaga SP e usufrua dos inúmeros benefícios.

Certidões Obrigatórias

Os benefícios abaixo são assegurados por meio das certidões emitidas pelo Sincovaga SP e validadas pelo Sindicato dos Comerciários, dentro do prazo determinado pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)