Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Mercados, Armazéns, Mercearias, Empórios, Mercadinhos, Quitandas, Frutarias, Sacolões, Laticínios, Minimercados, Supermercados, Hipermercados, Adegas, Tabacarias, Bombonieres, Lojas de Bebidas, de Ração Animal, de Suplementos Alimentares, de Produtos Naturais, Dietéticos, Congelados, Delicatessens e de Conveniência do Estado de São Paulo.

Editorial

Na luta entre o bem e o mal, salvemos o Brasil

Alvaro Furtado | Presidente do Sincovaga SP

Passada a turbulência do período eleitoral e com o novo presidente já empossado, o debate se volta agora aos desafios que o aguardam, entre eles o enfrentamento da alta do custo de vida das famílias. Sabemos que os auxílios amenizam temporariamente a situação dos mais necessitados, mas têm data para acabar. Ainda assim, programas sociais são indispensáveis, em patamar condizente com a necessidade, até que a nossa economia volte a crescer.

O assunto é importante, porém é unanimidade entre os especialistas que o governo eleito não deve se ater somente a artifícios instantâneos de estímulo econômico. A prioridade deve ser realizar os ajustes estruturais e, para tanto, é imprescindível a união de quem lutou em lados opostos de um pleito eleitoral, independentemente de quem vencer.

Com os ataques reiterados à democracia nos últimos anos e pela exaltação dos ânimos, essa união no Congresso não será fácil. Nessa luta do bem contra o mal, os mais prejudicados têm sido os brasileiros, sobretudo os mais de 30 milhões sem emprego e renda e não raro sem o básico para a sobrevivência.

A pandemia prejudicou a economia no mundo todo, em diferentes níveis, mas não pode ser desculpa eternamente. Deveria ser para todos nós um enorme constrangimento ver um brasileiro passar fome, por isso é urgente que se propicie uma recuperação estruturada e sustentável da economia, que melhore o ambiente de negócios e beneficie todas as camadas da sociedade.

Entre os desafios mais urgentes na área econômica, segundo os especialistas, estão: definir um novo modelo de controle de gastos públicos; retomar as reformas Administrativa e Tributária, com redução e simplificação gradativas de tributos ao longo dos próximos anos; avançar na agenda de desburocratização e qualificação de mão de obra, para propiciar a geração de empregos de melhor qualidade; manter a modernização garantida pela Reforma Trabalhista; recuperar investimentos em infraestrutura, com participação do setor privado; promover uma política de abertura comercial para impulsionar a internacionalização das empresas nacionais; participar do processo de transição energética global; apoiar os setores de turismo, eventos e entretenimento. E, claro, o controle de gastos públicos, pois a sociedade não suportará o aumento das receitas governamentais, advindas de maior carga tributária.

Como vemos, trabalho não vai faltar ao próximo presidente. Se não bastasse, ele terá que resgatar o poder de consumo dos lares. E a dignidade de muitos brasileiros.

Alvaro Furtado é presidente do Sincovaga-SP.

Alvaro Furtado

Presidente do Sincovaga SP, empresário, Coordenador da Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios da CNC (CBCGAL) e Diretor do SESC.

Contribuições 2025

As contribuições são cruciais para o fortalecimento da categoria empresarial, pois subsidia uma variedade de atividades essenciais, como a elaboração de estudos e pareceres, convenções coletivas de trabalho, realização de sondagens de mercado, e desenvolvimento de estratégias para a representação e defesa de interesses junto a órgãos públicos, entre diversas outras ações. Esteja em dia com o Sincovaga SP e usufrua dos inúmeros benefícios.

Certidões Obrigatórias

Os benefícios abaixo são assegurados por meio das certidões emitidas pelo Sincovaga SP e validadas pelo Sindicato dos Comerciários, dentro do prazo determinado pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)