24 de julho, 2024

Notícias

Home » Inclusão Social / Coexistir » “Quem cabe na inclusão?”

“Quem cabe na inclusão?”

Esse é o segundo capitulo do “Guia para Educador Inclusivo”, que já está disponível em

www.amankay.org.br/educadorinclusivo

 

O Guia é parte do projeto “Práticas e Desafios da Educação Inclusiva”, que tem como objetivo fortalecer o processo de inclusão na rede de ensino.

O Capítulo 2- “Quem cabe na Inclusão?” do “O Guia para Educador Inclusivo”, está no site www.amankay.org.br/educadorinclusivo, com informações como a exigência de laudo médico para matrícula, a questão da medicalização da Educação, dicas sobre como abordar o tema “Diversidade” com os alunos, os benefícios vindos de um ambiente inclusivo e muito mais – além de indicações de sites, blogs e vídeos que podem ser ótimas fontes de pesquisa. O título foi inspirado em livro de Claudia Werneck.

Os hiperlinks levam a conteúdos da Plataforma Diversa/Instituto Rodrigo Mendes e a outros sites e blogs. Como não poderia deixar de ser, a navegação pelo site e o conteúdo dos capítulos têm recursos de acessibilidade e interação, como uma ferramenta de busca (clique no ícone da lupa), que identifica a palavra desejada em todos os capítulos publicados.

Os capítulos são divididos por itens: você pode ir diretamente para o item de interesse, sem precisar ler o texto completo. Você pode baixar, imprimir ou salvar os textos na íntegra ou em partes – tudo é gratuito.

O primeiro capítulo “Inclusão: o que é?” traz uma visão geral sobre a Educação Inclusiva, principais conceitos e fundamentação legal com depoimentos e citações.

Sobre o Projeto “Práticas e Desafios da Educação Inclusiva”

A metodologia do Guia foi criada de forma interativa, com a Coordenadoria de Educação Especial/ CEE, da Secretaria Municipal da Educação/Ribeirão Preto e da comunidade de duas escolas piloto. Foram realizadas seis rodas de conversa mediadas por dinâmicas que envolveram aproximadamente 100 pessoas: as equipes das duas escolas (gestores, professores, área administrativa e operacional); mães e pais de alunos com e sem deficiência.

O Carrefour e o Instituto Carrefour apoiam o Projeto; a coordenação é do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas. A pesquisa e a elaboração do texto básico são de Regiane F. Silva; a redação é de Marta Gil; a revisão é de Maria de Fátima e Silva;  a validação do conteúdo é feita por um grupo de especialistas em Educação Inclusiva, de Ribeirão Preto e de São Paulo.

Informações para a imprensa: Grupo Carrefour Brasil – (11) 3514-0705 (0709) | carrefour@maquinacohnwolfe.com

Sobre o Amankay

Fundado em 1989, na cidade de São Paulo o Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas é uma organização da sociedade civil (OSC), de direito privado, sem fins lucrativos, com finalidade pública, apartidária, democrática, pluralista, de caráter educativo, cultural, orientada para a Inclusão e a promoção da Sustentabilidade, Equidade e respeito à Diversidade.

Informações para a imprensa: Adriana Cardoso | (11) 99626-2287 | adriana.sintoniacomunicacao@gmail.com

 

Comentários