Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Mercados, Armazéns, Mercearias, Empórios, Mercadinhos, Quitandas, Frutarias, Sacolões, Laticínios, Minimercados, Supermercados, Hipermercados, Adegas, Tabacarias, Bombonieres, Lojas de Bebidas, de Ração Animal, de Suplementos Alimentares, de Produtos Naturais, Dietéticos, Congelados, Delicatessens e de Conveniência do Estado de São Paulo.

Na imprensa

Sincovaga realiza treinamento sobre NR-1

O Sincovaga realizou nos dias 15 e 16/04, presencialmente em sua sede, o treinamento “Como identificar os fatores de risco psicossociais do trabalho a partir da AEP/AET (NR17) e fazer a gestão integrada ao PGR para atender a NR01”, com duração de seis horas, primeira iniciativa educacional do Comitê de Segurança e Medicina do Trabalho, que já organiza mensalmente palestras com renomados especialistas na área.

O curso reuniu representantes de mais de 20 empresas, de diversos setores, e foi apresentado por Eduardo Marcatto, mestre em SSO pela Universidade Turim, engenheiro Industrial Mecânico e de Segurança do Trabalho, especializado em Ergonomia pela USP-SP e com MBA em Gerenciamento de Empreendimentos pela FGV-SP, além de ergonomista certificado pela ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), e diretor e vice-presidente da ABRESST (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho).

No conteúdo do treinamento, Marcatto abordou temas como:

  • NR-17 e seus principais aspectos.
  • Revisão dos fatores de perigo da área de ergonomia dos campos físico, cognitivo e organizacional, bem como de mobiliário, ambiental, movimentação de carga manual e principalmente os psicossociais.
  • Apresentação dos métodos para identificação dos perigos como proposta de avaliação ergonômica preliminar ou análise ergonômica do trabalho, avaliando os fatores de risco da área de Ergonomia, como Guia DEPARIS, HSE-IT, ITRA/PROART, dentre outros.
  • Apresentação do Modelo de AEP (Avaliação Ergonômica Preliminar) para atendimento às exigências legais da nova NR-17, publicado no Dicionário de Ergonomia e Fatores e Humanos pela Editora ABERGO, 2023.
  • Aplicação prática do roteiro para elaboração da AEP em tarefa didática.
  • Aplicação prática dos resultados da AEP/AET no inventário de risco e a gradação da severidade e da probabilidade para a construção do plano de ação, alinhado à nova NR-01.
  • Apresentação das condicionantes para a realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e as etapas necessárias, segundo a nova NR17/2022 e o Manual de Aplicação da NR17 (2002).

Caires José Maria, coordenador do Comitê de Segurança e Medicina do Trabalho do Sincovaga, reforçou a importância da participação ativa das empresas, em treinamentos e estudos que passarão a ser oferecidos pela entidade, assim como por meio de sugestões e críticas. “As normas se atualizam frequentemente, então somos todos aprendizes. Treinamentos como este são oportunidades de facilitar a gestão da saúde e da segurança ocupacional nas empresas e de aprimoramento para os profissionais da área”, completou.

Mais informações: (11) 3335-1100.

Contribuições 2025

As contribuições são cruciais para o fortalecimento da categoria empresarial, pois subsidia uma variedade de atividades essenciais, como a elaboração de estudos e pareceres, convenções coletivas de trabalho, realização de sondagens de mercado, e desenvolvimento de estratégias para a representação e defesa de interesses junto a órgãos públicos, entre diversas outras ações. Esteja em dia com o Sincovaga SP e usufrua dos inúmeros benefícios.

Certidões Obrigatórias

Os benefícios abaixo são assegurados por meio das certidões emitidas pelo Sincovaga SP e validadas pelo Sindicato dos Comerciários, dentro do prazo determinado pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)