Na última quarta-feira (29) a Coop anunciou um crescimento no fornecimento total de 5,7% no ano, alinhado com a evolução do IPCA-IBGE. Seu faturamento bruto fechou o período em R$ 2,8 bilhões, sendo o modelo de supermercado responsável por 76,6% do valor; drogaria por 19,4%; atacarejo, 2,8% e os postos de combustíveis por 1,2% do faturamento total. A lucratividade EBITDA subiu 1,3 ponto percentual e seu o valor absoluto cresceu 58% em relação ao ano anterior, principalmente em função dos ganhos de produtividade implementados.
Ao longo do ano passado, a Coop investiu R$ 141,5 milhões em melhorias operacionais e na revitalização de suas unidades. Foi inaugurada a primeira unidade no formato atacarejo, em São José dos Campos; quatro novas drogarias, sendo uma delas unidade-conceito em Santo André, além da internalização das operações do centro de distribuição e a conclusão da implantação da nova arquitetura de sistemas.
No ano passado, a Coop também finalizou a nova plataforma de e-commerce para os dois negócios – supermercado e drogaria, em atenção à demanda crescente por parte dos seus cooperados e clientes. Hoje, a base ativa de cooperados é de 1.005.040, sendo que apenas no ano passado foram computadas mais de 139 mil novas associações, acumulando 625 mil associações ao longo dos últimos 10 anos. Além de um investimento de R$ 141,5 milhões em melhorias operacionais e revitalização de unidades.
“O e-commerce continua presente e deveria ter o equivalente a uma loja física na maturidade. Uma operação de e-commerce acontece entre 12 e 24 meses, partimos nossa plataforma no final de outubro de 2022, então provavelmente em outubro desse ano até de 2024, atingimos em questão de maturidade o que seria equivalente a uma loja física que é 3% do nosso faturamento.” Comenta Pedro Mattos, diretor geral da Coop.
O Coop Faz Bem é uma plataforma que se concentra os programas e ações relacionados à saúde e bem-estar dos cooperados, clientes, colaboradores e comunidades. No ano passado foram mais de 29.784 pessoas atendidas pelas iniciativas do Coop, além de 1,1 toneladas de alimentos doados; R$2,1 milhões destinados a projetos sociais e 30 mil atendimentos individuais.
Atualmente, a Coop possui 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, um atacarejo em São José dos Campos e 73 drogarias
Pedro Mattos, diretor geral
(Foto: divulgação)
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