A Scanntech, que chegou no Brasil há cinco anos cobrindo lojas menores, passando depois para redes regionais, hoje tem no seu portfólio grandes redes de presença nacional. O Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour agora entram para a base de dados da empresa, que poderá ler as transações físicas e virtuais dessas lojas, permitindo a compreensão de suas dinâmicas mercadológicas.
A base da Scanntech processa dados equivalentes à mais de R$ 600 bilhões por ano em 35 mil lojas, o que equivale a mais do 86% do faturamento do mercado alimentar no Brasil.
“Uma cobertura de mais de 86% no nível granular de cada tíquete e SKU nos permite ter uma quantidade gigantesca de pontos de dados, o que viabiliza precisão no diagnóstico e no prognóstico do mercado para tomada de decisões. Por exemplo, nossos algoritmos de ruptura e de elasticidade com mais de 95% de acerto. Esta precisão permite escolher o melhor esforço para atender melhor ao consumidor. Beneficiando toda a cadeia: Indústria-Varejo-Shopper”, comenta Raul Polakof, um dos fundadores da Scanntech.
As empresas usam informações para tomarem suas decisões e, com isso, alavancarem seus resultados. Mas para ter efetividade no uso de informações, é necessário correr bons algoritmos e inteligência artificial sobre uma base de dados de grande cobertura censitária, robusta e granular. A quantidade de pontos de dados, a representatividade deles sobre o mercado e a qualidade da informação é o que garante a precisão das informações geradas e consequentemente o retorno das ações e dos investimentos.
“Quando passamos para 85% de cobertura censitária sem erro amostral, conquistamos uma nova visão de como é o tamanho e o potencial real do mercado brasileiro, identificando oportunidades de crescimento que antes ficavam ocultas”, explica Benny Szylkowsky, também fundador da Scanntech.
De acordo com Soledad Fernandez, CTO e a terceira fundadora da companhia, a entrega de inteligência requer três pilares muito difíceis de alcançar. Tecnologia extremamente robusta para comportar tanta informação, relações comerciais importantes que permitem a colaboração de todos os varejistas com grandes vantagens para eles, e um time de ponta em desenvolvimento em Big Data, Data Science e Business Intelligence para processar e entregar as informações refinadas de modo fácil de usar.
“Conseguimos entregar tudo isso, impactando no modo de trabalho do varejo, que agora têm ferramentas muito mais poderosas para disputar a preferência de seus shoppers, que no final são os principais beneficiados com melhores ofertas e experiências de compra. Por isso que afirmamos que estamos revolucionando a informação”, finaliza.
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