20 de julho, 2024

Notícias

Home » Inclusão Social / Coexistir » Parque Dom Pedro promove ação de inclusão de PCDS no mercado de trabalho

Parque Dom Pedro promove ação de inclusão de PCDS no mercado de trabalho

Promovendo a inclusão de pessoas com deficiência (PcD), o shopping Parque Dom Pedro, em Campinas, no interior de São Paulo, receberá o Projeto Oportunidades Especiais, uma iniciativa que estimula o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho ou a recolocação profissional por parte de diversas empresas de diferentes segmentos.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Parque Dom Pedro recebe o projeto, e a ação terá início no próximo sábado, dia 27 de abril, e se estenderá até 11 de maio. O quiosque funcionará todos os dias, inclusive aos finais de semana, com monitores especializados atendendo os interessados gratuitamente, contando também com intérprete de Libras.

“Temos a honra de acolher mais uma vez este projeto, que é tão importante para a inclusão. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam que as pessoas com deficiência têm maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho”, afirma Taís Tavares, gerente de Marketing do shopping, administrado pela Allos.

Serão oferecidas vagas em diferentes áreas de atuação e níveis de ensino médio, técnico e superior. O projeto também cadastra os currículos para vagas futuras em instituições parceiras, como Allos, Arcos Dorados, Sotreq, Grupo DPSP, Belgo, Neoenergia, Solistica, CPFL e Roca.

Somente em 2023, 250 pessoas se inscreveram para as vagas de emprego nos quiosques do Projeto Oportunidades Especiais. Destes candidatos, 175 não estavam trabalhando no momento da inscrição.

Experiência

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, mostram que no Brasil, 5,1 milhões de pessoas com deficiência estavam na força de trabalho e 12 milhões estavam fora em 2022. Ao todo, o país possui cerca de 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais de idade com algum tipo de deficiência, o que representa 9% da população nessa faixa etária.

No site do Projeto Oportunidades Especiais, também é possível ter acesso a informações de utilidade pública, como notícias do mercado de trabalho, dicas de cursos profissionalizantes para PCD, aposentadoria especial e equipamentos que facilitam a inclusão no ambiente de trabalho.

Entre as iniciativas do shopping Parque Dom Pedro estão a sessão azul, voltada para pessoas com sensibilidade sensorial, empréstimo de fones antirruído, cadeiras de rodas e motorizadas, e vagas especiais para PcD e pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

“Sabendo desta realidade, o Parque Dom Pedro tem o compromisso de investir em eventos e facilidades que visam a inclusão não apenas no âmbito profissional, mas também proporcionando uma experiência de lazer, para que todos possam viver momentos incríveis”, completa Taís.

https://mercadoeconsumo.com.br/24/04/2024/sustentabilidade/parque-dom-pedro-promove-acao-de-inclusao-de-pcds-no-mercado-de-trabalho

 

Comentários