18 de maio, 2024

Notícias

Home » Varejo » Análise de consumo loja a loja e atenção às curvas B e C podem ser determinantes para ganhar a concorrência

Análise de consumo loja a loja e atenção às curvas B e C podem ser determinantes para ganhar a concorrência

Tatiane Pamboukian

O varejo está cada vez mais perto do shopper, com expansões e diversos novos formatos, além da digitalização dando acesso pela palma da mão. Nesse jogo competitivo, ganha quem conhecer melhor o consumidor. Para isso, é preciso analisar os dados de consumo loja a loja.

Temos lojas a um 1km de distância uma da outra que têm comportamento de consumo completamente diferentes uma da outra. É preciso entender isso. E se eu tenho uma indústria que tem a capacidade de entender junto comigo, tudo fica mais fácil”, disse João Claudio Andrade, diretor comercial na RedeMix (BA), durante a Série Conselheiros, apresentada pela SA Varejo .

Paulo Angelo Cardillo, VP institucional comercial na Rede Unibrasil , também levantou a importância da parceria com a indústria durante o bate-papo. “Um gestor de compra tem por categoria de 20 a 30 subcategorias, ele pode pegar duas por dia para fazer um estudo nas lojas dele e trazer a indústria para a conversa”. O executivo também opinou que “às vezes, perde-se muito tempo vendo curva A e concorrência, mas é a B e C que vai garantir resultado”.

Ele ressaltou ainda que ter um relacionamento mais próximo com a indústria, inclusive visitando fábricas, agrega ao negócio, assim como um bom e organizado planejamento para não haver desabastecimento nas lojas.

“Estamos com problema de logística, mas quando você se programa, dá certo. Se um fornecedor te atende 80% e outro 20%, a questão está resolvida. Há tantas pequenas e médias empresas que, muitas vezes, o varejista não dá atenção e são elas que vão contribuir com uma margem melhor”, sinalizou.

Foto: Divulgação RedeMix

 

https://www.savarejo.com.br/detalhe/reportagens/analise-de-consumo-loja-a-loja-e-atencao-as-curvas-b-e-c-podem-ser-determinantes-para-ganhar-a-concorrencia

 

Comentários