05 de outubro, 2024

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Ações de integração podem gerar melhor experiência ao cliente

O endomarketing desempenha um papel fundamental para as empresas do varejo e as práticas que afirmam a importância de cada colaborador dentro da organização trazem cada vez mais motivação para quem trabalha no dia a dia das lojas. Sentindo-se valorizados, esses colaboradores passam a entregar melhores desempenhos no ambiente profissional e, consequentemente, a empresa atinge seus objetivos. A rede de supermercados Coop acredita nesta iniciativa e promove mensalmente um encontro entre o diretor geral da empresa com 10 colaboradores, onde o objetivo é integrar pessoas à cultura organizacional da companhia.

De acordo com Luciana Benteo, coordenadora de comunicação corporativa da Coop, esta iniciativa ajuda na disseminação do planejamento estratégico e alinhamento ao conceito da empresa ‘Nosso Jeito de Ser e de Fazer’. “Escuta ativa por parte do nosso diretor geral; reconhecimento do senso de pertencimento e engajamento dos colaboradores; além de incentivar o orgulho pela marca e os colaboradores com o papel de autores da transformação da Coop”, diz a executiva.

Para Amarildo Nogueira, professor de gestão empresarial de negócios e marketing da ESPM, o endomarketing, na prática, proporciona engajamento, motivação, treinamento, aumento na produtividade e redução de turnover no quadro de colaboradores. “Estes são alguns fatores fundamentais para o supermercado, por conta de sua dinâmica quanto às atividades da operação. Estas ações ainda são um grande desafio, mas quando implementadas com acompanhamento e melhorias, os resultados serão evidenciados”, afirma Nogueira.

Responsabilização e foco na experiência do cliente

Com quase um ano de existência, o ‘Café com o diretor geral’ reúne colaboradores da rede em São Paulo e, segundo a coordenadora de comunicação corporativa da Coop, os participantes trazem sugestões de melhorias nas lojas e tiram dúvidas sobre os processos da operação. “Reflete de forma muito positiva, pois os colaboradores conhecem o planejamento estratégico da empresa, onde a companhia quer chegar e como tudo é feito. Assim, terão um senso maior de pertencimento, de dono, e maior responsabilização sobre suas atividades”, explica Luciana Benteo.

Para o professor da ESPM, quando os colaboradores são treinados em habilidades de atendimento ao cliente, resolução de problemas e comunicação, conseguem lidar com diferentes situações e interações com os clientes de maneira eficaz nos supermercados. “Identifique as realizações individuais e em equipe que merecem reconhecimento, destacando as qualidades e comportamentos que levaram a esse resultado. Atividades que estimulem a colaboração e o trabalho em equipe podem trazer resultados que superam as expectativas. Cada organização é única e possui suas particularidades. O segredo é criar um ambiente que promova ações de endomarketing e, consequentemente, uma melhor experiência para os clientes”, completa Amarildo Nogueira.

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