05 de outubro, 2024

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Admissão digital avança no varejo e traz agilidade com menos custos

Cecília Delgado

O segmento de varejo está reaquecido. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, houve um crescimento de 15,9% nas receitas do setor só neste ano. Além disso, o número de contratações no varejo cresceu 70% em 2022. Mais de 42 mil pessoas foram contratadas através de meios totalmente digitais. Isso significa sem a necessidade de o candidato se deslocar para entregar documentos ou assinar qualquer tipo de contrato. Esse cenário mostra o quando o segmento vem investindo na aquisição de tecnologias que facilitem processos de admissão digital e gestão de pessoas. A digitalização significa aumento da eficiência com redução de custos para as empresas e agilidade para os futuros funcionários.

Umas das soluções de tecnologia voltada para os departamentos de RH é o Unico People, desenvolvido pela Unico, uma das principais startups de soluções de identificação digital no Brasil. A ferramenta oferece mais sinergia dos processos, com a escolha antecipada de benefícios, agilizando a contratação, inclusive com a assinatura dos documentos admissionais eletronicamente.

Um exemplo de quem economizou muitas horas, gastas para validar os processos de admissão dos colaboradores, foi a rede de supermercados Carrefour, o maior empregador privado do país. Em pouco mais de dois anos, 103.962 horas foram poupadas no departamento de RH com a implantação do Unico People, que permitiram aos gestores direcionar melhor os esforços do setor.

Carrefour decidiu investir na admissão digital por ser um elemento que contribuísse para a jornada do candidato após a aprovação no processo seletivo, além de reforçar seu comprometimento com questões ambientais.

“A transformação digital é um dos pilares estratégicos que impulsiona o nosso ecossistema de negócio representando o avanço da companhia em diferentes frentes, uma delas é no processo de contratação de novos colaboradores por meio do software da Unico e na redução de resíduos que impactam no meio ambiente. Para nós, é gratificante ter um parceiro que viabiliza nossos ideais para as pessoas e para o mundo”, comenta Kiko Campos, diretor sênior de RH do Grupo Carrefour Brasil.

A rede de varejo também colheu outros frutos positivos ligados à ESG. Mais de R$ 168 mil foram economizados só ao evitar o uso de papel, o que representa a preservação de 62 árvores e a não emissão de quase 900 kg de gases poluentes na atmosfera, além de poupar mais de 6 milhões de litros de água que seriam desperdiçados.

“As empresas estão revendo o papel do RH e como ele pode ser tornar mais estratégico voltando a sua essência, que é a de olhar para as pessoas. O candidato ganha em experiência durante o processo, a empresa em produtividade e o meio ambiente, na preservação. Neste ano, mais de 200 mil pessoas foram admitidas de forma 100% digital em todas as áreas, mas com o varejo puxando essa tendência”, comenta Filipe Bertocco, especialista em soluções de RH na Unico.

Economia da admissão digital é fácil de calcular

Para as empresas dimensionarem o custo de admissão digital em comparação com o processo tradicional de cada candidato e comprovar a economia e as vantagens tanto para o RH quanto para o futuro funcionário, a Unico criou uma calculadora online para cada empresa mensurar o impacto do processo de contratação.

No último ano, as empresas que optaram pela admissão 100% digital chegaram a poupar 486 mil horas de trabalho dos departamentos, com uma economia de mais de R$ 17 milhões. “Sem contar a redução dos impactos ambientais com a preservação de 584 eucaliptos, mais de 58 mil litros de água, que não foram desperdiçados e mais de 8 mil kg de CO2, que deixaram de ser emitidos na atmosfera”, completa Bertocco.

 

https://www.consumidormoderno.com.br/2022/10/04/admissao-digital

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