Por Otavio Faias – Bluesoft
Ei, varejista, já começou a montar seu planejamento para 2023? Pensando em te ajudar com as Campanhas Promocionais do Primeiro Semestre de 2023 trouxemos algumas dicas para você nesse artigo!
JANEIRO
- 01/01 – ANO NOVO
- 07/01 – DIA DO LEITOR
- 14/01 – NRF – BIG RETAIL SHOW
- 22/01 – SAMPA WEEK
- 22/01 – ANO NOVO CHINÊS
O começo do ano é marcado, para a maioria dos Varejistas, pelas trocas de presentes de Natal. Lembre-se que a entrada de um cliente na sua loja deve significar a possibilidade de novas vendas.
Janeiro também é um mês de férias escolares. O que significa mais oportunidades para itens esportivos e de lazer, roupas de praia e refeições em família.
FEVEREIRO
- 05/02 – DIA MUNDIAL DA NUTELLA
- 28/02 – DIA DA RESSACA
- 21/02 – CARNAVAL
- 22/02 – INÍCIO DA QUARESMA
- 28/02 – DIA DA RESSACA
Use essa época para dar boa visibilidade para os produtos em promoção e troca de estação. Mesmo que os clientes não estejam procurando esses itens, podem acabar se interessando pelos preços mais atrativos.
Também é interessante ficar de olho no Carnaval. A ideia é preparar os estoques com os itens mais procurados e vendidos, como cervejas e carnes para churrasco.
MARÇO
- 08/03 – DIA INTERNACIONAL DA MULHER
- 15/03 – DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR
- 17/03 – ST PATRICKS DAY
- 21/03 – INICIO DO OUTONO
- 21/03 – DIA DO PÃO FRANCÊS
Março dá início ao Outono junto com o Dia Mundial do Consumidor – invista em combos e promoções que podem garantir as vendas em março e a fidelização do seu cliente.
Outra data que vem ganhando notoriedade é o Dia de São Patrício, muito importante na Irlanda, onde bares e restaurantes brasileiros apostam em decoração, chopp verde e festivais de cerveja.
ABRIL
- 07/04 – SEXTA FEIRA SANTA
- 09/04 – PÁSCOA
- 14/04 – DIA MUNDIAL DO CAFÉ
- 21/04 – TIRADENTES
No mês de Abril temos a Páscoa, data muito importante para o comércio, afinal, é quando os supermercados costumam encher seus corredores com muito chocolate e montar ilhas no meio da loja para chamar a atenção dos clientes.
Oferecer cestas e kits também é uma excelente forma de aumentar suas vendas na Semana Santa. Além de peixes, vinhos e ovos de Páscoa, pesquise aquilo que mais agrada seu consumidor e não deixe faltar.
MAIO
- 01/05 – DIA DO TRABALHO
- 02/05 – DIA MUNDIAL DO ATUM
- 14/05 – DIA DAS MÃES
- 16/05 – 19/05 – APAS SHOW
- 25/05 – DIA DO ORGULHO NERD
- 28/05 – DIA MUNDIAL DO HAMBÚRGUER
O Dia das Mães é uma das 3 datas mais importantes do varejo. Por isso, você deve criar promoções para o seu consumidor, que busca comprar o presente de sua mãe ou até mesmo fazer um almoço especial para ela, demonstrando seu amor e carinho.
Também, temos o Dia Mundial do Hambúrguer, onde você pode incentivar as pessoas a criarem a sua própria receita de hambúrguer caseiro.
JUNHO
- 12/06 – DIA DOS NAMORADOS
- 19/06 – DIA DO CINEMA BRASILEIRO
- 21/06 – INÍCIO DO INVERNO
- 16/06 – CORPUS CHRISTI
- 24/06 – DIA DE SÃO JOÃO
- 28/06 – DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQIA+
No Dia dos Namorados, vale apostar na criatividade para atrair clientes, por isso, procure trabalhar pensando nos diversos tipos de públicos. Aposte numa decoração romântica e lembre-se de deixar sempre à vista produtos que remetam a data, como chocolates, flores e espumantes.
Outra data extremamente importante é o Dia de São João, principalmente na região nordeste. Essa é uma excelente época para apostar em produtos sazonais, como pinhão, paçoca, grãos e vinhos.
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