Em seu release de resultados do terceiro trimestre deste ano, o Assaí Atacadista reportou que teve seu “maior ganho de marketshare do ano nas visões total e mesmas lojas”. De acordo com a empresa, isso se deve ao excelente desempenho das lojas de hipermercados convertidas para atacarejo, à estratégia comercial adequada à competitividade do mercado e a campanha de aniversário do Assaí.
Durante teleconferência de resultados, que aconteceu dia 21/10, analistas pediram mais informações sobre os avanços na participação de mercado. Belmiro Gomes, CEO da empresa, disse que a companhia aguarda alcançar uma quantidade maior de lojas convertidas para ter uma medição mais precisa desse movimento. “No quarto trimestre, vamos detalhar isso com maior granularidade”, disse o executivo, adiantando que cerca de 2/3 desses ganhos vêm do varejo e 1/3, de outros atacarejos.
No terceiro trimestre deste ano, o Assaí registrou receita bruta R$ 15,2 bilhões, um avanço de 30% sobre igual período do ano passado.Se anualizado, o faturamento do Assaí alcançaria mais de R$ 65 bilhões.
O Ebitda superou R$ 1 bilhão no período, o que significou uma alta de 26% na mesma base de comparação. Já o lucro líquido foi de R$ 281 milhões de julho a setembro, com queda de 47,8%, atribuído pela companhia à forte alavancagem operacional em um contexto de alto nível de investimentos em novas lojas e de juros elevados.
De acordo com o release de resultados da empresa, “excluindo o efeito das despesas pré-operacionais, o lucro seria de R$ 318 milhões, um crescimento de 4% e margem de 2,3% no trimestre. No acumulado do ano, seria de R$ 860 milhões, avanço de 6% e margem de 2,2%”.
Se anualizado, o faturamento do Assaí Atacadista alcançaria mais de R$ 65 bilhões. No terceiro trimestre, a receita bruta foi de R$ 15,2 bilhões, um avanço de 30% sobre igual período do ano passado.
Diversos fatores contribuem para os números, como a conversão de 14 hipermercados entre julho e setembro e a continuidade do ritmo de crescimento do 2º trimestre deste ano.
Numa linha de tempo maior, uma das principais razões para o avanço, segundo a empresa, é a alta contribuição (20 pontos percentuais) de 44 lojas abertas nos últimos 12 meses, além do crescimento em mesmas lojas (9%).
https://www.savarejo.com.br/detalhe/reportagens/assai-afirma-ter-maior-ganho-de-marketshare-do-ano
Comentários