16 de outubro, 2024

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Atendimento é o principal ponto negativo na experiência com supermercados

Para os consumidores brasileiros, o principal ponto negativo dos supermercados é o serviço de atendimento. Este é o resultado do estudo “Customer Insights – Varejo Alimentar” feita pela SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação, realizado entre 20 de maio e 20 de junho deste ano, com mais de 12 mil brasileiros. Para Ricardo Ramos, CEO da Precifica, empresa especializada no monitoramento de preços e precificação dinâmica, o que determina se o atendimento precisa melhorar é a falta de treinamento ou de preparo dos funcionários para lidar com as questões.

“O treinamento é importante para lidar com questões diferentes e quando falta esse quesito, gera uma percepção negativa para o cliente, fazendo com que ele deixe de fazer compras recorrentes naquele estabelecimento”, afirma Ricardo Ramos. Segundo ele, o mais importante para o atendimento do supermercado é evitar a ruptura e a falta de produtos nas prateleiras. “O supermercadista precisa usar o preço para equilibrar a oferta e a demanda e evitar que os estoques acabem e deixem uma ruptura na loja”, acredita.

Tecnologia e treinamento para reverter o quadro

De acordo com o CEO da Precifica, uma das formas mais eficientes e fundamentais de melhorar o atendimento dos supermercados é com a tecnologia porque, com ela, as lojas conseguem melhorar a percepção negativa do consumidor em relação a esse departamento. “A tecnologia é fundamental para dar escala na inteligência, em promoções e na gestão de um supermercado. Os algoritmos estão 24 horas por dia treinando a partir dos dados e fazendo análises preditivas para que o operador tome a melhor decisão”, aponta Ramos.

O caminho para reverter a situação negativa em que se encontra o atendimento das lojas supermercadistas brasileiras é aplicar a tecnologia e o treinamento adequado para as equipes. Para Ricardo Ramos, as lojas precisam desses dois aspectos presentes no dia a dia da operação dos supermercados para que os resultados apareçam.

O CEO entende que a tecnologia traz mais previsibilidade e melhora as decisões, enquanto a equipe bem treinada estará sempre preparada para responder todos os questionamentos do cliente. “Quando o seu consumidor precisa de atendimento, o foco sempre deve estar em gerar valor para ele. Por isso, a maneira de se comunicar faz toda diferença no atendimento ao consumidor”, completa Ricardo Ramos.

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