Reportagem S/A
A alta no preços dos produtos tem dificultado o acesso de várias famílias italianas as compras de supermercados. Para ajudar essas famílias, foi criado o supermercado solidário ou Emporio Solidale, uma realidade que se espalha lentamente por toda a Itália, para atender às necessidades de quem não consegue colocar um prato quente na mesa todos os dias.
A primeira unidade foi aberta em Cassino, uma pequena cidade na província de Frosinone – 75 quilômetros a sudeste de Roma. Nela, é possível fazer as compras gratuitamente, desde que tenha o cartão especial distribuído pelo Departamento de Ação Social local.
A loja oferece produtos alimentares que seriam desperdiçados, excedentes ou doados, tendo assim uma segunda vida. O objetivo, portanto, não é apenas ajudar quem precisa, mas também incentivar a recuperação de alimentos que seriam jogados fora.
O Emporio Solidale pode ser acessado por portadores do cartão especial cedido pelo município, no qual são creditados pontos mensalmente de acordo com as reais necessidades de seu núcleo familiar. Os pontos podem ser usados para comprar produtos em liquidação no mercado: assim, quem precisa de ajuda financeira pode fazer compras gratuitamente, gastando pontos em vez de dinheiro.
Fonte: Italianismo
Comentários