A bandeira Pão de Açúcar abriu as portas de uma nova loja ontem (30/11) na avenida Jornalista Roberto Marinho, na capital paulista. O empreendimento é o primeiro construído do zero em cinco anos na cidade de São Paulo. Até agora as inaugurações realizadas tiveram como característica serem conversões, principalmente de hipermercados. Mas, mais do que um retorno ao crescimento orgânico, a abertura faz parte da execução de uma estratégia que passa por seis pilares, sendo a expansão uma delas.
Tanto que até o final deste ano mais três unidades da bandeira no Estado de São Paulo terão sido inauguradas. Ao fim de 2024, serão mais 50 supermercados em diversas regiões do País que se somarão a outras 250 filiais do formato de lojas de proximidade que operam sob a marca Minuto Pão de Açúcar, totalizando 300 unidades no período.
A loja aberta ontem carrega ainda outros pilares da estratégia da companhia, como um NPS cada vez maior, o que na prática significa uma melhor experiência de compra, e integração com o digital. Para se ter uma ideia, a unidade faz parte do modelo mais atual – o G7 –, focando a área de perecíveis, que responde por 50% do sortimento. Afinal, são eles que levam o cliente à compra de recorrência, fazendo com o que o consumidor mantenha uma rotina de visitas de duas a três vezes por semana, como explica Paulo Epaminondas, diretor de operações do Pão de Açúcar.
Dentro desse contexto, um dos destaques da unidade são as opções de alimentação pronta, como sushi, hamburgueria, massas, rotisseria, entre outras. “Temos um espaço amplo e confortável para o cliente e uma gama enorme de produtos prontos para consumo, que realmente vai ser um grande diferencial. Estamos bem empolgados com essa área da loja”, afirma o executivo.
Com 1.600 m2 de salão de vendas, o mais novo Pão de Açúcar da cidade de São Paulo também oferece serviços de especialistas, como atendentes de vinhos, queijos e cafés para auxiliar o consumidor em suas escolhas. Epaminondas comenta que a companhia fará um roll out desse tipo de atendimento para outras lojas. Em dezembro, serão 14 e no início do ano que vem, mais 20.
A filial também conta com parcerias de fornecedores em projetos de loja dentro da loja, como a da Swift. “Isso nos ajuda a ter profundidade no sortimento, cobrindo bem todas as necessidades de compra do cliente”, explica o diretor de operações da bandeira. “Temos várias parcerias desse modelo nas 14 lojas convertidas, uma vez que elas têm uma área de vendas maior”, completa.
Um aspecto importante para a marca de supermercados premium do GPA é manter a proximidade com o consumidor – por exemplo conhecendo-o pelo nome –, o que se concretiza no atendimento feito pelos funcionários das lojas. Outro ponto relevante é a possibilidade de conhecer a fundo seus hábitos e oferecer benefícios e ofertas que façam sentido para ele. A materialização disso acontece por meio do Programa Pão de Açúcar Mais, que permite à bandeira alcançar 80% de vendas identificadas.
A adesão ao aplicativo de relacionamento aumenta a cada filial aberta. “Quando a gente lança uma loja nova, temos promotoras para fazer o cadastro do cliente na hora, permitindo que ele já consiga acessar os descontos”, conta Epaminondas. “As pessoas que fazem parte do Pão de Açúcar Mais têm um consumo muito maior do que as demais”, completa o executivo.
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