O levantamento, que foi divulgado na noite da última quarta-feira (3), aponta que a empresa reverteu o lucro de R$ 1,3 bilhão que havia sido alcançado no mesmo período há um ano atrás.
Queda no Ebitda e nas margens
Outros medidores que tiveram queda foram as margens. A margem Ebitda caiu de 7,5% para 6%, enquanto a margem bruta caiu 2,5 pontos percentuais, chegando a 24,4%.
Crescimento na receita líquida e desempenhos variados nas vendas
Curiosamente, apesar da queda em diversos indicadores, a receita líquida da rede nos primeiros três meses do ano foi 15% superior a do intervalo de tempo correspondente ao ano passado. O Pão de Açúcar alcançou uma receita de 4,5 bilhões de reais no primeiro trimestre.
Ainda de acordo com o balanço, os supermercados do Grupo Pão de Açúcar apresentaram resultados diferentes nas vendas:
Pão de Açúcar
Os supermercados que levam o nome do grupo apresentaram aumento de 7,5% nas vendas no primeiro trimestre, superando os 6,7% do mesmo espaço de tempo em 2022. De acordo com a empresa, esse crescimento foi alimentado pelo aumento da penetração de perecíveis e pelo investimento na área de mercearia.
Mercado Extra e Compre Bem
Essas duas bandeiras apresentaram um crescimento conjunto de 2,2%. O supermercado Extra conseguiu aumentar as suas vendas, enquanto o Compre Bem teve dificuldades devido ao seu recente reposicionamento comercial.
Dívida Líquida reduzida
A dívida líquida do GPA (Grupo Pão de Açúcar) chegou a R$ 3 bilhões, incluindo o saldo total de recebíveis não antecipados. Esse valor indica uma diminuição de R$ 1,6 bilhão em relação ao mesmo período de 2022. Além disso, a empresa terminou os três primeiros meses do ano com uma posição de caixa de R$ 3,5 bilhões.
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