18 de maio, 2024

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Procon se reúne com varejistas para evitar problemas na black friday

Cecília Delgado

Procon-SP já está se preparando para a Black Friday. O órgão de defesa do consumidor realizou uma série de encontros com as maiores empresas varejistas em atividade no país. O objetivo é conhecer as ofertas e experiências que elas estão preparando para o período da Black Friday deste ano – promoção que se consolida, mas que também recebe um grande número de reclamações.

“Mostramos às empresas aspectos relacionados aos pontos de vista apresentados pelos consumidores, que elas podem utilizar para a melhoria dos processos e estruturação das promoções”, explica Luiz Orsatti Filho, diretor-executivo do ProconSP.

O critério de escolha das empresas convidadas a dialogar com o Procon-SP de forma antecipada foi a posição delas no ranking anual das mais reclamadas em 2022, com destaque para aquelas relacionadas ao período de Black Friday.

Principais reclamações sobre a Black Friday

A maioria das queixas feitas ao órgão é de não cumprimento de oferta, e incluem:

  • a não entrega ou demora na entrega;
  • produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado;
  • pedido cancelado após finalização da compra
  • produto ou serviço indisponível.

“Nosso objetivo ao promover uma análise antecipada das ações pensadas pelas empresas e oferecer orientações mais estruturadas é a adequação das ofertas e das experiências que serão oferecidas aos consumidores”, enfatiza.

O Procon alinhou sugestões de procedimentos com mais de 20 empresas, com ênfase no comércio eletrônico.

“Esta iniciativa busca também reduzir a quantidade de problemas e, consequentemente, de reclamações, o que significa trabalhar a relação entre consumidores e fornecedores de forma antecipada, desde a concepção das ações e promoções. Assim, acreditamos que adotar uma atitude proativa pode auxiliar ainda mais a população residente no estado de São Paulo e que está em busca de algum produto para adquirir durante a “Black Friday”, conclui.

Consumidores já devem começar a pesquisar

A área de fiscalização do Procon-SP tem monitorado as empresas varejistas para identificar eventuais infrações ao Código de Defesa do Consumidor, em especial as ofertas apresentadas como específicas para a Black Friday. “Neste caso, o objetivo é ter informações qualificadas para oferecer a melhor orientação aos consumidores e, em casos específicos, se diagnosticadas infrações, notificar as empresas”, revela Orsatti.

O Procon orienta os consumidores a começar a já monitorar os produtos que planejam comprar na Black Friday, para ter uma noção dos preços. Mas o diretor-executivo do Procon paulista alerta que não há tabelamento de preços no Brasil e eles podem variar ao longo do mês. ”Por isso, é ainda mais importante conhecer os valores médios”, indica.

Outra ação importante é analisar, durante os dias de promoção, as condições de pagamento oferecidas, as taxas de juros cobradas e os prazos para quitação. Para Orsatti, “é fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento”.

É papel das empresas se organizar para cumprir as expectativas dos consumidores com a Black Friday e um dos aspectos que é um diferencial é a entrega. No entanto, como a demanda aumenta significativamente na data, o Procon sugere aos consumidores “avaliarem se o tempo de entrega prometido é factível para o endereço do consumidor, uma vez que as empresas estarão com sua capacidade logística mais demandada durante o período”.

Cuidado com ofertas milagrosas

Como não existe almoço grátis, o diretor-executivo do Procon pede cautela com ofertas boas demais para serem verdade e com empresas que não tem nenhum histórico de reclamações. “Antes de comprar é importante verificar se o perfil possui reclamações, se não houver comentários, desconfie”.

Ainda em relação à segurança, Orsatti ressalta que os consumidores devem dar preferência a fornecedores que informam canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.

“O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor; não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se o canal de contato está correto. Observar atentamente os dados da empresa em boletos, a titularidade de contas para depósito e outas informações, também ajudam o consumidor a identificar possíveis fraudes”, finaliza.

 

https://consumidormoderno.com.br/2023/10/31/reclamacoes-black-friday-procon

 

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