A geração Z continua a quebrar paradigmas e impulsionar tendências de mercado. Recentemente um estudo da Zety BR, plataforma online de aconselhamento de carreira e currículos, revelou algumas características desse grupo no que diz respeito a suas prioridades no trabalho e carreira. Fizemos aqui um compilado com os destaques do estudo.
Trabalho e propósito
Para aqueles da Geração Z que já trabalham, a satisfação com seus empregos está em 89%, segundo o estudo. Considerando que os seus empregos causam “impacto na sociedade” 83% disseram sim. Dado interessante do estudo é que, assim como a geração Y, a maioria dos membros da Geração Z quer “um emprego que tenha um propósito que vá além de simplesmente pagar as contas”.
Carreira e novas experiências
A Geração Z é voraz por novas experiências na carreira. Perguntados sobre por quanto tempo eles esperam permanecer empregados por seu empregador atual, 40% disseram dois anos. Quatro anos ou mais, 20%. Três anos, 19%. Um ano, 15% e menos de um ano, 6%.
O que pode levar os Zoomers a buscar novas oportunidades
- Fraco equilíbrio trabalho-vida pessoal: 50%
- Ambiente de trabalho tóxico: 47%
- Falta de oportunidades de desenvolvimento profissional: 43%
- Incapacidade de progredir na empresa: 43%
- Trabalhar horas extras regularmente: 41%.
Dado interessante sobre a personalidade dessa geração é sobre a pergunta se eles mudariam de emprego por causa de um conflito de valores com seu empregador (por exemplo: justiça racial, igualdade de gênero) a pesquisa revelou que 72% mudariam.
Preferências na busca de emprego
O estudo da Zety BR também buscou entender as preferências na busca de emprego dessa geração. Uma forma de auxiliar os empregadores a criar melhores estratégias de recrutamento com essa geração. Entre as perguntas: qualidades que tornam uma empresa atraente.
Cinco principais atrativos numa empresa para a geração Z
- Bom pacote de benefícios: 67%
- Valores da empresa que correspondem aos seus: 62%
- Ter um propósito que vai além do lucro: 61%
- Muitas oportunidades de desenvolvimento e progressão na carreira: 59%
- Forte reputação de marca: 49 %
Benefícios que mais valorizam ao procurar um emprego
- Horário flexível: 59%
- Trabalho remoto: 53%
- Salário competitivo: 50%
- Plano de saúde robusto: 37%
- Plano de aposentadoria: 29%
O que menos importa: carro da empresa (2%), benefícios de maternidade / paternidade (10%), programas de bem-estar (13%), associação gratuita à academia (19%) e bônus em dinheiro (26%).
O que eles valorizam nos empregadores
- Trabalhar com treinadores e mentores: 71%
- Acesso a cursos online: 62%
- Trabalhar em projetos importantes: 62 %
- Treinamento formal em sala de aula: 31%
O que a Geração Z espera de um chefe?
- Manifesta interesse / preocupação com meu bem-estar: 54%
- Possui fortes habilidades de coaching e pode transmitir conhecimentos: 53%
- Define critérios de desempenho transparentes e avalia objetivamente: 48%
- É um bom comunicador que pode ouvir e compartilhar informações: 46%
- Oferece reconhecimento oportuno e regular: 46%
- É um especialista na área que gerenciam: 37%
- Pode capacitar meus colegas e a mim: 34%
Objetivos profissionais de longo prazo da Geração Z
- Ter um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional: 59%
- Ajudar a tornar o mundo um lugar melhor: 43%
- Trabalhar para uma empresa que é uma das melhores em meu setor: 38%
- Causar um impacto positivo na minha organização: 37%
- Direcionar minha carreira para um campo pelo qual eu sou apaixonado: 37%
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