22 de julho, 2024

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Promotores de merchandising têm função estratégica para vendas do varejo

O marketing de experiência vem sendo uma das estratégias mais adotadas pela indústria para mostrar aos consumidores versões do produto ou serviço de uma maneira diferente e atraente. Apesar de levar a marca para lugares diferentes, como eventos ou ruas, é dentro do ponto de venda que mora a grande oportunidade de se fazer relevante ao consumidor.

O uso de ferramentas tecnológicas pode ampliar o conhecimento em portfólio, mas apresentar um item de uma maneira inesperada também tem seu valor. Essa é a estratégia adotada pela Copra, que vê nas lojas a grande chance de converter a venda. Isso porque muitas pessoas ainda mantêm hábitos específicos de alimentação e não buscam substitutos, como o óleo de coco, por exemplo.

A fabricante de itens à base de coco usa os promotores de merchandising como principal ferramenta para levar receitas, informação e experimentação. “Mostrar como o produto pode ser usado no dia a dia tem mais valor de convencimento do que uma publicidade pontual. Percebemos que aqueles que não são do universo de vida saudável desconhecem os benefícios do açúcar de coco ou da farinha de coco”, conta Helcio Oliveira, fundador da Copra.

Um exemplo de como é possível usar o óleo de coco está na substituição do azeite em receitas e preparos já que a Espanha, maior produtora de azeite do mundo, vive uma seca sem data para acabar, o que elevou o preço em 37,11% ano passado, segundo o IPCA. Com este cenário, a Copra utiliza o varejo para tentar levar mais informação de como utilizar o óleo de coco, elaborando receitas ou oferecendo degustação nas lojas. “A experiência de preparar um alimento e ver que ele mantém sabor e características saudáveis é imensurável. Todas as ações que fizemos desse tipo converteram muito mais do que qualquer outra ação”, afirma Helcio.

De acordo com Eduardo Halpern, professor do curso de administração da ESPM, o promotor de merchandising tem papel fundamental para o supermercado e também para as marcas que compõem o mix da loja. “Trata-se de um modelo de autosserviço onde o consumidor entra no ponto de venda, muitas vezes, sem a decisão tomada e o promotor pode garantir a venda ao encontrar o melhor espaço para a marca. São eles que buscam oportunidades para apresentar produtos e marcas e chamar a atenção daqueles que não sabem o que comprar”, explica.

Para o professor Halpern, este profissional também tem papel importante nas compras por impulso, quando o consumidor está mais sujeito a influências do ambiente do varejo ao considerar a compra de comidas, bebidas, itens de limpeza e de higiene, etc. “Existe uma chance maior de despertar a atenção do cliente dentro da loja fornecendo estímulo para comprar uma marca que ele não estava pensando em comprar no primeiro momento. Esses profissionais precisam ser atentos e ágeis para identificar oportunidades de melhorar a maneira como uma marca é promovida dentro do supermercado”, diz.

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