Com a pandemia, consumidores passaram a realizar mais compras pelos canais digitais, e mesmo após quatro anos desde o início da crise sanitária, essa tendência permanece. Para se ter uma ideia, 47% dos clientes optam por adquirir bens de consumo no varejo online e 25% afirma realizar esse tipo de compra com frequência diária (5%) ou semanal (18%).
A periodicidade mensal é de 41%, e 72% declaram a intenção de aumentar seu consumo no ambiente online em 2024, enquanto 27% planejam manter o ritmo do ano passado.
Os dados fazem parte do levantamento realizado pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, e demonstram também que os principais motivos que levam os consumidores a fazerem compras de bens de consumo pela internet são o preço e a conveniência.
Para Robson Munhoz, diretor de Costumer Success da Neogrid, afirma que varejistas precisam continuar se adaptando a essa tendência, mesmo que 52% dos consumidores ainda preferem se deslocar até as lojas físicas,
“A pandemia foi o ponto de virada para as compras de supermercado no varejo online, que hoje ocupam quase a mesma proporção das lojas físicas tradicionais”, analisa o executivo. “Isso significa que os supermercados que não se adaptarem à nova realidade do consumidor e ter o produto disponível, evitando ruptura, vão acabar perdendo a preferência do público”.
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